Auxílio à pesquisa 19/27655-3 - Aeroacústica, Turbulência - BV FAPESP
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Modelagem de ordem reduzida para controle em aerodinâmica e aeroacústica

Processo: 19/27655-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:André Valdetaro Gomes Cavalieri
Beneficiário:André Valdetaro Gomes Cavalieri
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Filipe Ramos do Amaral ; Kenzo Sasaki ; Tiago Barbosa de Araújo
Assunto(s):Aeroacústica  Turbulência  Escoamento  Ruído  Aeronaves 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroacústica | Controle de escoamento | Transição para a turbulência | turbulência | Aeroacústica

Resumo

O presente documento é um projeto de pesquisa submetido à FAPESP na categoria Auxílio a Pesquisa - Regular. O coordenador do projeto e pesquisador principal é professor adjunto do departamento de Aerodinâmica, divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA. O trabalho trata do desenvolvimento de modelos de ordem reduzida para aplicações em controle de escoamento, visando ao controle da transição para a turbulência em camadas limite e à redução do ruído emitido por superfícies aerodinâmicas e jatos; em ambos os casos a atuação ocorre por meio da manipulação do escoamento, com o controle de instabilidades hidrodinâmicas. O desenvolvimento de tais modelos requer análises detalhadas de bases de dados experimentais ou numéricas, que uma vez devidamente processadas podem fornecer informações sobre as estruturas relevantes nos escoamentos em questão. Finalmente, tais modelos serão utilizados para o desenvolvimento de aplicações de controle em malha aberta ou fechada, que serão testados em experimentos com o objetivo de retardar a transição para a turbulência ou de reduzir a emissão sonora por aerofólios. Serão avaliados os ganhos potenciais decorrentes da aplicação de controle, bem como a robustez dos mecanismos empregados. As aplicações de controle potencialmente levarão a novos conceitos inovadores para redução de ruído e de arrasto de aeronaves. (AU)

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Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALIERI, ANDRE V. G.; NOGUEIRA, PETRONIO A. S.. Reduced-order Galerkin models of plane Couette flow. PHYSICAL REVIEW FLUIDS, v. 7, n. 10, p. 10-pg., . (19/27655-3)
SASAKI, KENZO; CAVALIERI, ANDRE V. G.; HANIFI, ARDESHIR; HENNINGSON, DAN S.. Parabolic resolvent modes for streaky structures in transitional and turbulent boundary layers. PHYSICAL REVIEW FLUIDS, v. 7, n. 10, p. 30-pg., . (19/27655-3)
DO AMARAL, FILIPE R.; CAVALIERI, ANDRE V. G.. Large-eddy-simulation-informed resolvent-based estimation of turbulent pipe flow. PHYSICAL REVIEW FLUIDS, v. 8, n. 7, p. 19-pg., . (19/02203-2, 19/27655-3)
CAVALIERI, ANDRE V. G.; REMPEL, ERICO L.; NOGUEIRA, PETRONIO A. S.. Transition to chaos in a reduced-order model of a shear layer. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 932, . (19/27655-3)
BLANCO, DIEGO C. P.; MARTINI, EDUARDO; SASAKI, KENZO; CAVALIERI, ANDRE V. G.. Improved convergence of the spectral proper orthogonal decomposition through time shifting. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 950, p. 30-pg., . (19/27655-3, 20/14200-5)
AMARAL, FILIPE R.; CAVALIERI, ANDRE V. G.; MARTINI, EDUARDO; JORDAN, PETER; TOWNE, AARON. Resolvent-based estimation of turbulent channel flow using wall measurements. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 927, . (19/02203-2, 19/27655-3)
CAVALIERI, ANDRE V. G.. Structure interactions in a reduced-order model for wall-bounded turbulence. PHYSICAL REVIEW FLUIDS, v. 6, n. 3, p. 28-pg., . (19/27655-3)

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