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MoveYou: estudo de viabilidade da checagem de movimentos para fisioterapia através de um novo algoritmo para manipulações de nuvens de pontos capturadas em tempo real

Processo: 19/16672-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de setembro de 2020 - 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Alexandre Greluk Szykman
Beneficiário:Alexandre Greluk Szykman
Empresa:Alexandre Greluk Szykman
CNAE: Outras atividades de telecomunicações
Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Município: São Caetano do Sul
Pesq. associados: Anna Heloisa Greluk Pawluczkowicz
Bolsa(s) vinculada(s):20/12996-7 - MoveYou: estudo de viabilidade da checagem de movimentos para fisioterapia através de um novo algoritmo para manipulações de nuvens de pontos capturadas em tempo real, BP.PIPE
Assunto(s):Fisioterapia  Reabilitação ortopédica  Percepção de movimento  Técnicas de exercício e de movimento  Algoritmos 

Resumo

A crescente demanda por tratamentos fisioterapêuticos e de reabilitação motora na última década despertou o interesse acadêmico e comercial para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que forneçam suporte aos profissionais da área. Neste período, foram criados diversos aparatos, algoritmos e jogos eletrônicos focando na checagem de movimentos de profissionais, previamente gravados, contra os de pacientes, em tempo real, de forma a automatizar / quantificar o feedback do tratamento. De forma geral, notou-se melhorias na qualidade e aceleração nos tratamentos. Contudo, todas as soluções encontradas têm dois aspectos em comum: 1. São baseadas em algoritmos para inferência de juntas corporais advindas da análise de nuvens de pontos e 2. Apresentam problemas relacionados à precisão dos movimentos inferidos. Por outro lado, estudos recentes focando em registro, confronto e parametrização temporal de nuvens de pontos demonstraram resultados com uma precisão claramente maior do que os focados na inferência de juntas. Nossa pesquisa preliminar sugere que é possível convergir o know-how ganho com os estudos baseados diretamente em operações com nuvens de pontos para um algoritmo que faz a checagem de movimentos através da comparação destas nuvens de pontos, eliminando a etapa de inferência de juntas. Embora a precisão encontrada neste novo paradigma proposto seja comprovadamente maior, prevê-se ao menos um novo problema de pesquisa: A checagem por juntas inferidas pode ser facilmente feita por pessoas de diferentes estaturas e índices de massa corporal; na checagem por nuvens de pontos, estes fatores influenciam diretamente no resultado. Para contornar este problema, sugerimos um algoritmo que lê uma série de nuvens pontos gravadas pelo especialista e a transforma, frame a frame, na forma física do paciente. O algoritmo deve mudar a forma da nuvens de pontos, mas manter o movimento gravado pelo especialista. Desta maneira, poderão ser confrontadas, também frame a frame, as nuvens de pontos dos dois atores: paciente versus a simulação resultante da forma física do paciente exercendo os movimentos propostos pelo especialista. O resultado esperado é um sistema que permita aos profissionais de Fisioterapia analisar quantitativamente e com assertividade se os movimentos performados pelo paciente são condizentes aos esperados para o tratamento. Para o teste da solução, nos basearemos em estudos anteriores sobre a qualidade da checagem de movimentos para definir indicadores quantitativos (através de checagem por software) e qualitativos (checagem por um profissional de Fisioterapia). Além da confirmação da eficácia do algoritmo, esperamos obter novos indicadores, que guiarão o seu refinamento a fim de melhorar sua eficiência. Ao alcançar a precisão pretendida, nossa solução poderá revolucionar o meio no qual exercícios fisioterapêuticos são explicados e checados. O algoritmo proposto faz parte do projeto denominado MoveYou. Com aperfeiçoamentos permitidos por tecnologias como Realidade Virtual e Aumentada, a solução proposta pelo MoveYou pode ainda ser expandida e agregar valor para sistemas de aprendizado e análise de movimentos de outros profissionais de educação física, entre outras aplicações. (AU)

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