Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do acoplamento magnetoelétrico em altas frequências de compósitos multiferróicos

Processo: 19/24603-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2020 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Alexandre José Gualdi
Beneficiário:Alexandre José Gualdi
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Magnetismo  Efeito magnetoelétrico  Multiferroicos  Alta frequência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compósito Multiferróico | Magnetoeletricidade | Magnetismo

Resumo

Os materiais multiferróico compósitos são a combinação de dois ou mais materiais com diferentes ordens ferróicas. Esses materiais têm sido extensamente estudados pois é possível, em um mesmo dispositivo, obter propriedades inerentes à cada fase. Por exemplo, a magnetoeletricidade surge do acoplamento entre campos elétrico e magnético devido à presença de materiais piezoelétrico e magnetoestrictivo respectivamente. Em materiais multiferróicos compósitos, esse efeito surge devido ao acoplamento mecânico entre as duas fases: a deformação magnetoestrictiva da fase ferromagnética causa um stress na fase ferroelétrica, alterando seu estado de polarização. Altos valores para o coeficiente magnetoelétrico são observados quando a frequência de excitação do campo magnético AC é a mesma que a frequência de ressonância eletromecânica (EMR) desses compósitos. Nesse sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o comportamento do acoplamento magnetoelétrico em amostras de compósitos multiferróicos com diferentes composições e em altas frequências. Em particular, o estudo focará em amostras sinterizadas com o ferroelétrico KxN(1-x)NbO3 (KNN), que tem como principal característica ser um ferroelétrico livre de chumbo. Para a fase ferromagnética, serão utilizadas ferritas de níquel e cobalto. Esse estudo será feito através de medidas de magnetoeletricidade em altas frequências, próxima à EMR, e com a aplicação de um campo magnético DC bias. Dessa forma, espera-se uma melhor compreensão do efeito magnetoelétrico nessa faixa de frequência e, com isso, possibilitar a utilização desses materiais em dispositivos eletrônicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, DAVI A. D.; ZABOTTO, FABIO L.; ORTIZ, WILSON A.; GUALDI, ALEXANDRE J.. PMN-PT/NFO magnetoelectric characterization and the advantages of the dynamic stress magnetization model. Ferroelectrics, v. 582, n. 1, p. 12-20, . (19/24603-2, 19/03110-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: