Auxílio à pesquisa 19/18429-0 - Ensino de história, Ensino fundamental - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação docente e narrativa cinematográfica: contribuições estéticas e epistemológicas dos filmes de Eduardo Coutinho para o ensino de História no ensino fundamental I (anos iniciais)

Processo: 19/18429-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Humberto Perinelli Neto
Beneficiário:Humberto Perinelli Neto
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Paula Leivar Brancaleoni ; Harryson Júnio Lessa Gonçalves ; Maria Fernanda Ozollo ; Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva ; Rodrigo Ribeiro Paziani ; Solange Vera Nunes de Lima D Agua
Assunto(s):Ensino de história  Ensino fundamental  Linguagem cinematográfica  Cinema  Formação de professores  Narrativa cinematográfica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eduardo Coutinho | Educação e cinema | Ensino de História | Linguagem fílmica | processos formativos | Ensino de História e linguagem fílmica

Resumo

Pretende-se promover investigação científica cujo principal objetivo é o de refletir sobre apropriação dos pressupostos estéticos e epistemológicos contidos em filmes do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho para a elaboração de processo formativo destinado à professores que lecionam História no Ensino Fundamental I (Anos Iniciais). Pressupostos estéticos e epistemológicos é expressão que envolve contribuições que vão de Jacques Rancière, passando por Walter Benjamin, Michel De Certeau e Paulo Freire, o que significa pensar no conhecimento a contar da partilha do sensível, mediante preocupações com o narrador e a narrativa, a atenção para com os anônimos, suas estratégias e táticas, bem como o reconhecimento de que a formação do educador deve ser feita também à partir de ética e estética. Trata-se de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, de natureza aplicada e que concilia exploração, descrição e explicação, tendo como base estudo de caso, perspectiva translacional, emprego de grupo focal, expedientes da arts-based research e da Análise Textual Discursiva. Tal exercício reflexivo apresenta fundamentação teórica nos campos: Ensino de História; Linguagem Cinematográfica; Ensino e Cinema; Filmografia de Eduardo Coutinho; Mídia e Tecnologia da Informação e Comunicação; Formação de Professores; e Contemporaneidade. Tais procedimentos teóricos metodológicos serão desenvolvidos por meio de quatro etapas: 1)Análise dos filmes selecionados, aplicação do questionário "Perfil social/etário/profissional", elaboração de práticas educativas e preparação do processo formativo; 2)Vivência do processo formativo envolvendo professores em formação inicial e início da organização de expedientes translacionais acerca do processo formativo desenvolvido (aplicação de questionários "Registro dos conhecimentos prévios" e "Experiência envolvendo processo formativo"); 3)Aprofundamento dos expedientes translacionais (realização das entrevistas filmogravadas com grupo focal) e análise das respostas dos questionários e das entrevistas filmogravadas; e 4)Finalização da proposta de processo formativo, seguida de partilha dele com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação da UNESP (PROGRad e PROPG/UNESP) e a Secretária Municipal de Ensino de São José do Rio Preto (SME/ São José do Rio Preto). As quatro etapas mencionadas dotam a pesquisa de outra característica: ela se ampara num recorte transversal e longitudinal. Como resultado, a previsão é a de produzir conhecimentos científicos que visem fomentar a inovação didático-pedagógica voltada para a formação inicial e continuada de professores preocupados com o ensino de História no Ensino Fundamental I (Anos Iniciais). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUMBERTO PERINELLI NETO; RODRIGO RIBEIRO PAZIANI. Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história. Pro-Posições, v. 35, . (19/18429-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: