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Inovações pedagógicas em escolas de negócios através de métodos ativos e ensino híbrido

Resumo

Um dos fatores responsáveis pelas mudanças na sociedade são as tecnologias da informação e comunicação, as chamadas TIC. Com a ascensão de novas tecnologias da informação e comunicação, o modelo tradicional de ensino no qual o professor possui papel ativo (de palestrante) e o estudante possui papel passivo (de ouvinte) não mais consegue suprir as demandas do mundo contemporâneo e suas tecnologias. Métodos ativos de aprendizagem e soluções híbridas de ensino (como o blended learning) surgem tendo como base o uso da tecnologia e das inovações no setor educacional.Esse trabalho de desenvolvimento de pesquisa em conjunto sobre inovações pedagógicas necessárias às Escolas de Negócio para formar no século XXI perpassa esses aspectos. O projeto teve início ainda em 2018, com a inserção do Prof. Pedro Isaías no contexto do projeto FAPESP que tem analisado as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes em escolas de negócio. Em continuidade, o desenvolvimento das atividades incluem três grandes dimensões: 1) Atividades de pesquisa: a) comparação entre os resultados obtidos na Universidade de Queensland e em universidades no Estado de São Paulo sobre estratégias de aprendizagem, active learning e tecnolgias digitais; b) análise das literacias digitais e comparativos entre ambas as instituições; c) participação em reuniões do grupo de pesquisa NETS (Núcleo de Estudos em Tecnologias, Modelagem e Sistemas em Administração - USP) e NIPA (Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Aprendizagem em Administração); d) desenvolvimento de co-orientações sobre tecnologias educacionais digitais e negócios digitais; e) desenvolvimento de projetos a serem submetidos em órgão internacionais; f) desenvolvimento de artigos em conjunto com resultados das pesquisas; 2) Atividades de ensino, através do oferecimento de cursos junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, bem como para docentes da Universidade de São Paulo e outras instituições de ensino superior; 3) Atividades de extensão: a) criação de comunidade de prática de melhorias nos processos de ensino-aprendizagem e utilização das tecnologias educacionais digitais, incluindo a análise do impacto dessa comunidade; b) análise da viabilidade de criação de uma unidade central de Ensino e Aprendizagem através de um framework especificamente desenvolvido para isso; criação da Conferência Científica internacional "Applied Management Advances in the 21st Century (AMA21), bem como de outras atividades descritas nos planos de atividades apresentados. (AU)

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