Busca avançada
Ano de início
Entree

Catepsina B1 de Schistosoma mansoni: design e síntese racional de potenciais inibidores

Resumo

A esquistossomose é doença negligenciada para a qual apenas um fármaco está disponível. Considerando a experiência pregressa com outras parasitoses em que o emprego de uma única molécula, inclusive em regimes profiláticos, levou à seleção de indivíduos resistentes, torna preocupante a existência desta única opção medicamentosa. Desta forma, a busca por novos esquistossomicidas faz-se urgente. Neste projeto propõe-se a associação de metodologias de planejamento de fármacos com vistas à ação esquistossomicida, tendo como alvo terapêutico a enzima Catepsina B1, essencial para o processo de nutrição dos vermes. Estudos de virtual screening são propostos, um em associação ao reposicionamento de fármacos e o outro visando explorar estruturas químicas inovadoras. Em paralelo, a síntese de uma série de N-acilidrazonas derivadas de vinilsulfonas esquistossomicidas também é proposta. Nesta síntese, tanto o conhecimento prévio de compostos inibidores de Catepsina B1 de S. mansoni, quanto a metodologia de Topliss direcionarão as escolha pelas estruturas a serem sintetizadas. Por fim, estudos de atividade enzimática, e com os vermes, in vitro e in vivo, são propostos em colaboração com grupos renomados da área de esquistossomose, coordenados pelos Drs. Josué de Moraes, da Universidade de Guarulhos e Conor Caffrey, da Universidade da Califórnia em San Diego. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, MARCELA OLIVEIRA LEGRAMANTI; PAVANI, THAIS FERNANDA AMORIM; SCOTT, ANA LIGIA; RAMOS, DEBORA FELICIA VIEIRA; LAZARINI, MARIANA; RANDO, DANIELA GONCALES GALASSE. Nifuroxazide as JAK2 inhibitor: A binding mode proposal and Hel cell proliferation assay. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 162, JUL 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.