Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade molecular e estrutura genética de acessos do complexo Saccharum

Resumo

A cana-de-açúcar é uma cultura importante para a segurança alimentar e energética, fornecendo sacarose, bioetanol e bioeletricidade do bagaço lignocelulósico. Para avaliar a diversidade e estrutura genética do Painel Brasileiro de Genótipos de Cana-de-Açúcar (BPSG), uma coleção nuclear composta por 254 acessos ao complexo Saccharum, oito TRAP marcadores ancorados nos genes do metabolismo da sacarose e da lignina foram analisados. Um total de 584 fragmentos polimórficos foram identificados e utilizados para investigar a estrutura genética de BPSG através da análise de variância molecular (AMOVA), análise de componentes principais (PCA), um método bayesiano que utiliza o software STRUCTURE, dissimilaridade genética e árvore filogenética. A AMOVA mostrou uma diferenciação genética moderada entre ancestrais e acessos melhorados, 0,14, e a variação molecular foi maior nas dentro de populações do que entre populações, com valores de 86%, 95% e 97% quando o contraste foi melhorados e ancestrais, estrangeiros com ancestrais e melhorados com estrangeiros, respectivamente. A abordagem do PCA sugere agrupamento de acordo com história evolutiva do germoplasma brasileiro de cana-de-açúcar, uma vez que os acessos melhorados das gerações mais antigas foram posicionados ancestrais enquanto os acessos melhorados das gerações recentes. Este resultado também foi confirmado por análise de STRUCTURE e árvore filogenética. O método bayesiano foi capaz de separar os ancestrais dos acessos melhorados, enquanto a árvore filogenética mostrou agrupamento considerando o parentesco entre três grandes grupos; o primeiro sendo composto principalmente por ancestrais e os outros dois grupos principalmente por acessos melhorados. Este trabalho pode contribuir melhor direcionamento dos cruzamentos considerando as regiões funcionais da cana-de-açúcar genoma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AONO, ALEXANDRE HILD; GONZAGA PIMENTA, RICARDO JOSE; BASSO GARCIA, ANA LETYCIA; CORRER, FERNANDO HENRIQUE; HOSAKA, GUILHERME KENICHI; CARRASCO, MARISHANI MARIN; CARDOSO-SILVA, CLAUDIO BENICIO; MANCINI, MELINA CRISTINA; SFORCA, DANILO AUGUSTO; DOS SANTOS, LUCAS BORGES; NAGAI, JAMES SHINITI; PINTO, LUCIANA ROSSINI; DE ANDRADE LANDELL, MARCOS GUIMARAES; CARNEIRO, MONALISA SAMPAIO; BALSALOBRE, THIAGO WILLIAN; QUILES, MARCOS GONCALVES; PEREIRA, WELISON ANDRADE; ALVES MARGARIDO, GABRIEL RODRIGUES; DE SOUZA, ANETE PEREIRA. The Wild Sugarcane and Sorghum Kinomes: Insights Into Expansion, Diversification, and Expression Patterns. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 12, JUL 7 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.