Busca avançada
Ano de início
Entree

Características dos intrusos modulam o comportamento agressivo de proprietários de território

Resumo

O efeito residência prévia consiste em uma maior probabilidade de os proprietários de territórios vencerem uma luta contra intrusos, conforme observado em várias espécies territoriais em todo o reino animal. No entanto, em investigações sobre comportamento territorial, características de intrusos foram assumidos como fixos. Assim, usamos uma espécie territorial como modelo experimental para avaliar o efeito de características de intrusos no comportamento agressivo dos proprietários de territórios. Durante as lutas entre proprietários e invasores de territórios, características de invasores, ligados a sinais visuais de status social (posição dominante-subordinada), modulam o comportamento de luta dos proprietários de territórios, mas ainda ocorre o efeito de residência prévia. As características de intrusos devem ser abordados de maneira mais eficaz para melhorar o entendimento teórico da territorialidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYAI, CAIO AKIRA; SANCHES, FABIO HENRIQUE CARRETERO; COSTA, TANIA MARCIA; BARRETO, RODRIGO EGYDIO. Intruder traits modulate aggressive behavior of territory owners. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 JUL 21 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.