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Medidas neurofisiológicas e comportamentais associadas aos processos atencionais e inibitórios em jovens adultos com TDAH

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por níveis prejudiciais de desatenção, hiperatividade e impulsividade e ocorre em 2,5% em adultos. Este projeto avaliará jovens adultos com TDAH em tarefas computadorizadas para diferentes formas de atenção e inibição, correlacionando-os a escalas de autorrelato e medidas fisiológicas (EMG e fNIRS) para identificar prejuízos em domínios cognitivos específicos, bem como indicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional, que possam ser usados para caracterizar endofenótipos do TDAH. O estudo será realizado com dois grupos: um com TDAH - GClin e um controle - GC, com 50 participantes entre 18 e 28 anos cada. Inicialmente, os participantes realizarão o CPT-3 e responderão à ASRS para serem alocados no GC ou GClin, com validação por médico especialista. Após isso, eles farão os testes computadorizados de inibição (Stroop/Stop) e de atenção espacial (voluntária e automática) e temporal. Nessa fase os dados serão coletados utilizando-se medidas eletromiográficas e registro da atividade cerebral em áreas do córtex pré-frontal por meio da fNIRS. Após os testes eles preencherão as escalas de impulsividade (BIS-11 e UPPS). As análises compreenderão: (1) ANOVA das médias dos TRs e a acurácia (% de erros) dos testes computadorizados; (2) análises de correlação de Pearson entre TRs, acurácia dos testes e os escores da ASRS. Além disso, para o GClin as correlações incluirão os escores das escalas de impulsividade (BIS-11 e UPPS); (3) O número de ativações duplas e atividades subliminares (EMG) obtidos no teste Stroop/Stop, serão submetidos a ANOVAs e análises de correlação com as diferentes escalas e (4) A análise do fNIRS usará o sinal da oxi-hemoglobina, que serão analisados individualmente. Assim, integração de medidas fisiológicas, escalas e testes garantirão compreensão integrada dos processos atencionais e inibitórios prejudicados no TDAH. (AU)

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