Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de condições ambientais (campo e controladas) na anatomia do lenho e casca em espécies tropicais

Resumo

As plantas podem responder às variações ambientais em longo prazo pelas mudanças genéticas e em curto prazo via ajustes morfológicos, anatômicos, fisiológicos e bioquímicos. Estes ajustes em curto prazo (plasticidade fenotípica) das características morfológicas e anatômicas são indicadores confiáveis para a compreensão dos processos fisiológicos e adaptações ecológicas. Avaliar se há variação na estrutura anatômica das plantas que crescem em diferentes condições de disponibilidade de água e luz é uma maneira de compreender como as plantas se adaptam às diferentes condições. Estas adaptações influenciam no transporte de água e de fotoassimilados, na proteção, na força mecânica e na capacidade de armazenamento, que são funções associadas ao caule e raiz das plantas. Assim, com esta proposta pretendemos investigar o efeito das variações ambientais nos tecidos vasculares secundários e de proteção em caule e raiz de espécies tropicais. Dividimos esta proposta em dois subprojetos: (1) Estudos experimentais e (2) Estudos de campo. No subprojeto (1) estudaremos o efeito de diferentes regimes hídricos na anatomia dos tecidos secundários (xilema e floema) de espécies tropicais em dois trabalhos distintos: (i) Estudo das estruturas secretoras de xilema e floema secundários e (ii) Estudo da variação anatômica do lenho no eixo axial da planta. Neste subprojeto estão inseridos um estudante de doutorado, um de mestrado e um de iniciação científica. No subprojeto (2) estudaremos o efeito de diferentes condições ambientais na anatomia do lenho e da casca em raiz e caule de espécies tropicais. Neste subprojeto estão inseridos um pós-doutorado, um estudante de doutorado, um de mestrado e um de iniciação científica. O conhecimento gerado por esta pesquisa contribuirá na compreensão do efeito de variações ambientais nas adaptações anatômicas do lenho e casca em caule e raiz de espécies tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSELL, JULIETA A.; PIPER, I, FRIDA; JIMENEZ-VERA, CIPATLI; VERGILIO, PAULA C. B.; MARCATI, CARMEN R.; CASTORENA, MATISS; OLSON, MARK E. Inner bark as a crucial tissue for non-structural carbohydrate storage across three tropical woody plant communities. PLANT CELL AND ENVIRONMENT, v. 44, n. 1, p. 156-170, JAN 2021. Citações Web of Science: 2.
ROSELL, JULIETA A.; PIPER, I, FRIDA; JIMENEZ-VERA, CIPATLI; VERGILIO, PAULA C. B.; MARCATI, CARMEN R.; CASTORENA, MATISS; OLSON, MARK E. Inner bark as a crucial tissue for non-structural carbohydrate storage across three tropical woody plant communities. PLANT CELL AND ENVIRONMENT, v. 44, n. 1 OCT 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.