Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema para interrogação de sensor de CO e CO2 à base nanofios de SnO2

Resumo

O presente projeto visa o desenvolvimento de um circuito capaz de interrogar sensores à base de nanofios de SnO2 quanto a detecção de CO e CO2. Atualmente os sensores comerciais ou tem um alto valor agregado ou baixa sensibilidade. Além do mais, este trabalho tem como uma de suas abordagens o desenvolvimento de um dispositivio que possa, futuramente, servir como uma rede de sensores para o monitoramento de focos de incêndio na região da Alta Paulista (Tupã). Para tal, serão testadas diferentes configurações e geometrias de dispositivos: i) um único nanofio; ii) filme de nanofios. Em ambos os casos serão testados dispositivos funcionalizados com porfirina metálica, com a finalidade melhorar a resposta sensorial e sensibilidade. A resposta elétrica será analisada quanto a caracterização corrente-tensão e corrente-tempo em temperatura ambiente e com o dispositivo sob aquecimento sob diferentes concentrações dos gases de estudo. Um fator importante para o desenvolvimento de dispositivos sensoriais está relacionado a sua sensibilidade, dessa forma, um estudo quanto a funcionalização dos nanofios será realizado com base em caracterizações estruturais como, difração de raios-X, Microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de raios-X por dispersão em energia (EDX) e microscopia de força atômica (AFM). Espera-se com isso uma maior sensibilidade/seletividade dos dispositivos. Outro ponto importante no projeto em questão é a nucleação de um laboratório de estudo de sensores com aplicação em diversos biossistemas na Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp de Tupã. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALLARI, MARCO ROBERTO; PASTRANA, LOREN MORA; SOSA, CARLOS DANIEL FLECHA; MARQUINA, ALEJANDRA MARIA RODRIGUEZ; IZQUIERDO, JOSE ENRIQUE EIREZ; FONSECA, FERNANDO JOSEPETTI; AMORIM, CLEBER ALEXANDRE DE; PATERNO, LEONARDO GIORDANO; KYMISSIS, IOANNIS. Organic Thin-Film Transistors as Gas Sensors: A Review. MATERIALS, v. 14, n. 1 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.