Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de áreas-fonte e condições de cristalização de magmas graníticos com base em geoquímica de minerais e rochas

Processo: 19/17550-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2020 - 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Valdecir de Assis Janasi
Beneficiário:Valdecir de Assis Janasi
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Adriana Alves ; Lucelene Martins ; Sandra Andrade
Assunto(s):Petrologia ígnea  Geoquímica isotópica  Formações geológicas  Magma  Granito  Cristalização 

Resumo

O projeto tem como objeto de estudo principal ocorrências de rochas graníticas "clássicas" da geologia do SE do Brasil (batólitos Itu e Socorro; Sienito Pedra Branca, Granito Atibaia e Monzodiorito Piracaia), cujas características geológicas, petrográficas e geocronológicas básicas foram estabelecidas em estudos anteriores. Deste modo, se mostram propícias a estudos aprofundados sobre processos de geração de magmas, com identificação das áreas-fonte na crosta e no manto, e sobre os processos de evolução em câmaras magmáticas (cristalização fracionada, mistura de magmas, contaminação) utilizando como ferramenta principal a geoquímica elemental e isotópica (Sr-Nd-Hf). As condições de cristalização das rochas (temperatura, pressão, fugacidade de oxigênio) serão investigadas com ferramentas geoquímicas in situ modernas, envolvendo minerais principais (feldspatos, anfibólios) e acessórios (apatita, zircão, titanita). Em paralelo, tendo em vista a importância de compreender o papel dos granitos por todo o ciclo tectônico regional neoproterozoico, o projeto abre uma linha de pesquisa específica sobre o magmatismo granítico precoce, que está registrado na forma de corpos expressivos de ortognaisses, até o momento não estudados de modo sistemático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, BARBARA BUENO; JANASI, VALDECIR DE ASSIS. Petrogenesis of Granites from the Ediacaran Socorro Batholith, SE Brazil: Constraints from Zircon Dating, Geochemistry and Sr-Nd-Hf Isotopes. JOURNAL OF EARTH SCIENCE, v. 32, n. 6, SI, p. 1397-1414, . (15/01817-6, 19/17550-0)
ALVES, ADRIANA; JANASI, VALDECIR DE ASSIS; PEREIRA, GIOVANNA DE SOUZA; PRADO, FERNANDO ARAUJO; MUNOZ, PATRICIO R. M.. Unravelling the hidden evidences of magma mixing processes via combination of in situ Sr isotopes and trace elements analyses on plagioclase crystals. LITHOS, v. 404-405, . (11/07074-4, 07/08683-9, 19/17550-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.