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Autoeficácia e adaptação acadêmica: possíveis relações com evasão no ensino superior

Processo: 19/17108-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2020 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Cristiane Maria Barra da Matta
Beneficiário:Cristiane Maria Barra da Matta
Instituição-sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Pesq. associados: Daniel Kashiwamura Scheffer ; Maria Do Carmo Fernandes Martins ; Susana Marraccini Giampietri Lebrão
Bolsa(s) vinculada(s):20/07202-1 - Autoeficácia e adaptação acadêmica: possíveis relações com evasão no ensino superior, BP.TT
Assunto(s):Ensino superior  Vivências acadêmicas  Autoeficácia  Evasão escolar  Inquéritos e questionários  Análise de variância 

Resumo

O impacto do início da vida acadêmica pode afetar tanto a adaptação a esse contexto como aspectos intrapessoais, em especial a autoeficácia, e podem influenciar na decisão de abandono do curso. O presente trabalho terá como objetivo testar um modelo para identificar preditores de motivos para a evasão escolar, incluindo cinco dimensões de autoeficácia no ensino superior, cinco dimensões de vivências acadêmicas e características dos estudantes. Para a coleta de dados serão utilizados o Questionário de dados sociodemográficos, o Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) e a Escala da autoeficácia na formação superior (AEFS), além de resultados da Escala de motivos para evasão do ensino superior (M-ES) respondidas pelos evadidos ao longo do ano letivo. Os dados serão coletados com alunos ingressantes nos cursos de Engenharia, Administração e Design de uma instituição privada. Os dados comporão uma planilha do software SPSS e serão analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais como análises de regressão linear e regressão logística. Comparações entre os resultados da pesquisa e os cursos serão realizadas por meio de análises de variância (ANOVA). Esses resultados serão discutidos à luz da literatura da área. (AU)

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