Busca avançada
Ano de início
Entree

A mosca de fruta Drosophila melanogaster como um modelo animal alternativo para a investigação translacional de mecanismos moleculares de doenças humanas hepáticas

Resumo

As doenças hepáticas são consideradas um dos maiores problemas de saúde mundiais e o número de pessoas afetadas pelas doenças do fígado gordo não alcoólicas (NAFLD) vem crescendo nas últimas décadas. A patologia progride de um estágio inicial benigno denominado fígado gordo não alcoólico (NAFL) a estágios mais avançados, tais como cirrose e hepatocarcinoma. Entretanto, os mecanismos moleculares que subsidiam a progressão da doença precisa ainda ser profundamente detalhado anteriormente ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovativas. Nesse contexto, a tecnologia do RNA e novas ferramentas genéticas emergiram como abordagens moleculares inovadoras e eficientes para se decifrar as rotas moleculares que potencialmente controlam ou revertem NAFLDs e suas patologias correlacionadas. Dr. Moraes foi contemplada com um projeto FAPESP regular para desenvolver análises proteômicas seguida das alterações nos níveis do micro RNA 1914-5p em linhagens celulares. Em condições de cultivo pro-esteatótico, esse miRNA demonstrou controlar o metabolismo de lipídeos, respaldado pelos seus mais de 100 alvos potencias de moléculas de mRNAs decodificadoras de proteína, conectadas ao metabolismo lipídico. Para validar a análise proteômica, o modelo in vivo é essencial e objetivos utilizar a Drosophila melanogaster como ferramenta genética, que se caracteriza com um poderoso modelo sistêmico para o estudo de doenças metabólicas. Esse projeto de colaboração irá fortalecer as interações entre pesquisadores do CNRS e do Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, KAREN C. M.; MONTAGNE, JACQUES. Drosophila melanogaster: A Powerful Tiny Animal Model for the Study of Metabolic Hepatic Diseases. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 12, SEP 16 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.