Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do d-limoneno na composição da microbiota intestinal e do metabolismo de ácidos biliares

Processo: 18/19189-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Jarlei Fiamoncini
Beneficiário:Jarlei Fiamoncini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo  Laranja  Monoterpenos  Saúde  Microbiota  D-limoneno 

Resumo

Os flavonoides e outros compostos bioativos da laranja tem sido estudados há muito tempo quanto aos seus efeitos na saúde. Apesar disso, outros compostos bioativos encontrados em frutas cítricas como o d-limoneno ainda não foram adequadamente estudados. O d-limoneno apresenta atividade antimicrobiana, e por isso poderia modular a composição da microbiota intestinal, responsável por metabolizar ácidos biliares. Os ácidos biliares podem modular a oxidação de ácidos graxos, gliconeogênese, secreção de hormônios, dentre outros processos fisiológicos. Esperamos que alterações na composição da microbiota intestinal induzidas pelo d-limoneno afetem o metabolismo de ácidos biliares e os processos fisiológicos regulados por estas moléculas. Testaremos esta hipótese em camundongos distribuídos em 4 grupos, dos quais 2 receberão uma dieta hiperlipídica e 2 uma dieta controle. Um grupo alimentado com a dieta controle e outro alimentado com a dieta hiperlipídica receberão uma suplementação com d-limoneno por gavagem. Adicionalmente, 2 grupos de camundongos receberão suplementação com d-limoneno na dieta a 0,1%, sendo que um receberá dieta controle e o outro uma dieta hiperlipídica. Para servir de controle a esses grupos, dois grupos alimentados com dietas similares não receberão a suplementação com d-limoneno. A composição da microbiota intestinal será avaliada por sequenciamento de nova geração e análise metabolômica será empregada para analisar o pool de ácidos biliares. A expressão gênica de enzimas envolvidas no metabolismo de ácidos biliares será avaliada por PCR em tempo real. Marcadores do metabolismo intermediário (glicose, triglicerídios, ácidos graxos livres) serão quantificados no plasma. Os resultados obtidos neste estudo contribuirão para elucidar os mecanismos de ação dos monoterpenos da dieta e permitirão avaliar o potencial do uso do d-limoneno na prevenção/ terapia de doenças metabólicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RINALDI DE ALVARENGA, JOSE FERNANDO; GENARO, BRUNNA; COSTA, BRUNA LAMESA; PURGATTO, EDUARDO; MANACH, CLAUDINE; FIAMONCINI, JARLEI. Monoterpenes: current knowledge on food source, metabolism, and health effects. CRITICAL REVIEWS IN FOOD SCIENCE AND NUTRITION, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.