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Identificação baseada em modelos para detecção de múltiplas falhas em máquinas rotativas

Processo: 19/25906-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de março de 2020 - 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Beneficiário:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Pesquisador visitante: Nicolo Bachschmid
Inst. do pesquisador visitante: Politecnico di Milano, Itália
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20363-6 - Identificação e controle tolerantes a falhas em sistemas rotativos, AP.TEM
Assunto(s):Dinâmica de rotores  Máquinas rotativas  Detecção de falhas  Rolamentos  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bearing ovalization | bearing wear | experimental techniques for fault detection | faults diagnosis and monitoring | misalignment | unbalance and nonlinearities | Dinâmica de Rotores

Resumo

O objetivo do projeto temático da FAPESP, intitulado Identificação e controle tolerantes a falhas de sistemas rotativos (concessão nº 2015/20363-6), como o nome sugere, é o desenvolvimento de um sistema capaz de identificar falhas em um sistema rotativo para controlar ou compensá-los. Esse controle, ou compensação, deve permitir que a máquina com defeito permaneça operacional em sua condição de projeto até a próxima manutenção programada ou seja desligada com segurança, no caso de uma falha grave com a necessidade de uma manutenção de emergência. Nesse sentido, esse sistema pode ser dividido em quatro etapas. Primeiro, é realizada uma vasta aquisição de informações através dos sensores e todos os dados coletados são filtrados e processados. Em seguida, é feita a busca de falhas na máquina a partir dos sinais processados. Se alguma falha for detectada, a terceira etapa consiste em identificar o tipo de falha, sua localização e grau de gravidade. Por fim, um atuador magnético é usado para compensar o efeito da falha e permitir que a máquina continue uma operação segura. A possibilidade de identificar duas ou mais falhas diferentes no mesmo sistema de rotor, ou seja, "identificação de falhas múltiplas" é investigada. Portanto, durante a visita do Prof. Bachschmid, a identificação de falhas múltiplas será aplicada teórica e experimentalmente combinando diferentes ferramentas, também em condições em que métodos usuais não podem ser usados. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STORTI, GUSTAVO CHAVES; CARRER, LAIS; DA SILVA TUCKMANTEL, FELIPE WENZEL; MACHADO, TIAGO HENRIQUE; CAVALCA, KATIA LUCCHESI; BACHSCHMID, NICOLO. Simulating application of operational modal analysis to a test rig. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 153, . (19/25906-9, 15/20363-6)

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