Busca avançada
Ano de início
Entree

MEGACHAIN: Blockchain para Integração, Privacidade e Auditoria de Sistemas de Megacidades

Resumo

A população mundial é majoritariamente urbana e o crescimento exarcebado do ambiente urbano leva ao surgimento de aglomerados populacionais, conhecidos como megacidades, que concentram milhões de habitantes. No Brasil, atualmente existem duas megacidades: São Paulo e Rio de Janeiro. As megacidades são ambientes complexos que apresentam diversos desafios estruturais, operacionais e de segurança, que são amplificados devido à escala do ambiente. As teconologias da informação e da comunicação vão ao encontro das necessidades das megacidades, constituindo uma ferramenta para facilitar o monitoramento e o gerenciamento da cidade, e para permitir a coordenação e integração entre os diversos sistemas operantes, possibilitando o estabelecimento de comunicação através de interfaces de programa de aplicações, constituindo um novo paradigma denominado integração Business-to-Business.A proposta do projeto MEGACHAIN é investigar as aplicações e a viabilidade do uso da tecnologia blockchain, cadeias de blocos, para integração entre os sistemas de megacidades, levando em consideração problemas como escalabilidade, privacidade, disponibilidade e auditoria. Essa investigação será realizada através de implementações, simulações e avaliações em cenários realísticos, com o auxílio de testbeds experimentais, para permitir a identificação e diagnóstico de deficiências, e a proposição de caminhos alternativos que possam influenciar as futuras padronizações de sistemas de megacidades. Também serão propostos e analisados mecanismos para controle e gerenciamento da troca de informação entre os diversos sistemas de megacidades. Dada a importância da interoperabilidade entre os diversos sistemas presentes nas megacidades, acredita-se que o projeto irá contribuir para garantir melhor qualidade de vida para a população através do gerenciamento e do monitoramento eficientes do ambiente urbano. O projeto conta com a participação de pesquisadores do Instituto de Computação e da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, e de um pesquisador da UFJF, além de alunos de doutorado, mestrado e graduação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, NICOLLAS R.; PISA, PEDRO S.; LOPEZ, MARTIN ANDREONI; DE MEDEIROS, DIANNE SCHERLY V.; MATTOS, DIOGO M. F. Identifying Fake News on Social Networks Based on Natural Language Processing: Trends and Challenges. INFORMATION, v. 12, n. 1 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
PASSOS, DIEGO; DE SOUSA, CLEDSON O.; ALBUQUERQUE, CELIO. An NDT Model for Block Designs Operating Under Asymmetrical Duty Cycling. IEEE WIRELESS COMMUNICATIONS LETTERS, v. 9, n. 12, p. 2116-2120, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
MAGALHAES, LUIZ C. S. Association stability and handoff latency tradeoff in dense IEEE 802.11 networks: A case study. COMPUTER COMMUNICATIONS, v. 159, p. 175-185, JUN 1 2020. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, NICOLLAS R.; MEDEIROS, DIANNE S. V.; MATTOS, DIOGO M. F. A Sensitive Stylistic Approach to Identify Fake News on Social Networking. IEEE SIGNAL PROCESSING LETTERS, v. 27, p. 1250-1254, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.