Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção metagenômica de bactérias relacionadas a quorum sensing durante a fermentação espontânea do cacau

Resumo

O processo espontâneo de fermentação do cacau não é padronizado, uma vez que os microrganismos que compõem o meio fermentativo são autóctones do ambiente externo às sementes de cacau que serão fermentadas. Trata-se de um processo complexo, em que se observa ao longo de sua execução uma sucessão microbiana, iniciando com a colonização por leveduras e é mantido e finalizado pelas bactérias ácido láticas e ácido acéticas. Diversos autores realizaram esforços no sentido de obter uma cultura de bactérias definidas, uma cultura starter, que garantiria a padronização do aroma e sabor (flavour) característicos do chocolate, o qual depende dos metabólitos liberados pelos microrganismos envolvidos no processo. Além disso, em algumas fermentações, a qualidade do alimento fermentado foi relacionada com a presença e ausência de cepas que expressam genes associados às vias clássicas de Quorum Sensing (QS) ou Quorum Quenching (QQ), tornando importante entender a dinâmica do processo fermentativo sob a ótica da comunicação bacteriana. Assim, objetivamos: (I) Isolar DNA microbiano nas amostras de cacau durante a fermentação em tempos específicos; (II) Sequenciar o DNA das amostras e analisar na plataforma ou HiSeq 2500 da Illumina; (III) Identificar por meio de análise de bioinformática as bactérias que expressam genes moduladores das vias de QS; (IV) Analisar fenotipicamente em ensaio de QS; (V); Quantificar as moléculas autoindutoras presentes na cultura de bactérias por meio de HPLC-MS/MS; (VI) Produzir uma cultura starter com populações bacterianas definidas; (VII) Realizar a análise sensorial das sementes fermentadas por técnicos especializados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, O. G. G.; DE MARTINIS, E. C. P.. Metagenome-Assembled Genomes Contribute to Unraveling of the Microbiome of Cocoa Fermentation. Applied and Environmental Microbiology, v. 87, n. 16, . (18/13564-3)
ALMEIDA, O. G. G.; GIMENEZ, M. P.; DE MARTINIS, E. C. P.. omparative pangenomic analyses and biotechnological potential of cocoa-related Acetobacter senegalensis strain. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY, v. 115, n. 1, . (18/13564-3)
GONCALVES DE ALMEIDA, OTAVIO GUILHERME; VITULO, NICOLA; DE MARTINIS, ELAINE CRISTINA PEREIRA; FELIS, GIOVANNA E.. Pangenome analyses of LuxS-coding genes and enzymatic repertoires in cocoa-related lactic acid bacteria. Genomics, v. 113, n. 4, p. 1659-1670, . (17/13759-6, 18/13564-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.