Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de espécies de Bacteroides e Prevotella, e diminuição de Clostridium leptum na microbiota intestinal de pacientes com artrite reumatoide: estudo piloto

Processo: 19/22090-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de dezembro de 2019 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:João Luiz Brisotti
Beneficiário:João Luiz Brisotti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr Paulo Prata (FACISB). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Prevotella  Microbiota  Autoimunidade  Artrite reumatoide  Bacteroides  Microbioma gastrointestinal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artrite reumatóide | Autoimunidade | Bacteroides | Clostridium leptum | microbiota intestinal | Prevotella | Microbiota

Resumo

Interações entre a microbiota intestinal e drogas anti-reumáticas modificadoras de doenças (DMARDs) foram observadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a presença de bactérias específicas em amostras de fezes de pacientes com AR, recebendo DMARDs, e correlacionar esses dados com a dieta, parâmetros clínicos e citocinas. Amostras de fezes foram usadas para avaliação de bactérias intestinais por PCR em tempo real. Amostras de soro foram utilizadas para quantificar IL-4 e IL-10 por citometria de fluxo. As estatísticas foram realizadas pelo teste Qui-quadrado de Pearson, Mann-Whitney e Spearman. O estudo incluiu 20 pacientes com AR e 30 controles saudáveis. Não há diferenças significativas (P> 0,05) nos hábitos alimentares entre pacientes com AR e controles. Em relação às bactérias intestinais, observamos um aumento nas unidades de expressão relativa (URE) de espécies de Bacteroides e Prevotella nas amostras de fezes dos pacientes, e uma diminuição das URE de Clostridium leptum, quando comparados aos controles saudáveis. Foi detectada correlação positiva entre Prevotella e as concentrações de fator reumatóide. As concentrações de IL-4 e IL-10 estavam aumentadas nos pacientes, quando comparadas aos controles. Concluímos que as bactérias intestinais são diferentes entre os pacientes com AR, recebendo DMARDs e controles saudáveis. Mais estudos são necessários para determinar o real papel da microbiota intestinal e seus metabolismos na resposta clínica a diferentes DMARDs em pacientes com AR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, GUILHERME S. P.; CAYRES, LEONARDO C. F.; GONCALVES, FERNANDA P.; TAKAOKA, NAUYTA N. C.; LENGERT, ANDRE H.; TANSINI, ALINE; BRISOTTI, JOAO L.; SASDELLI, CAROLINA B. G.; DE OLIVEIRA, V, GISLANE L.. Detection of Increased Relative Expression Units of Bacteroides and Prevotella, and Decreased Clostridium leptum in Stool Samples from Brazilian Rheumatoid Arthritis Patients: A Pilot Study. MICROORGANISMS, v. 7, n. 10, . (19/22090-8, 17/03463-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: