Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanotoxicidade e informática: harmonização de metodologias para nanossegurança ambiental e regulação

Processo: 19/07058-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2019 - 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: University of Birmingham
Pesquisador responsável:Diego Stéfani Teodoro Martinez
Beneficiário:Diego Stéfani Teodoro Martinez
Pesq. responsável no exterior: Iseult Lynch Yilmaz
Instituição no exterior: University of Birmingham, Inglaterra
Instituição Sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carlos Alberto Pérez
Assunto(s):Nanotoxicologia  Nanotecnologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:nanoecotoxicologia | nanoinformática | Nanossegurança | Nanotecnologia | Nanotecnologia ambiental | nanotoxicologia | Nanotecnologia

Resumo

A integração e reutilização dos dados de toxicidade nanomateriais são pontos críticos para regulamentações internacionais sobre nanossegurança. Nanoinformática é uma abordagem emergente que suporta a gestão global e análise de dados de nanotoxicidade. Eco-corona é um importante conceito para nanociência ambiental e nanossegurança, com implicações na avaliação da toxicidade dos nanomateriais. É importante ressaltar que este conceito vincula as propriedades dos materiais às implicações ambientais dos nanomateriais e fornece uma estrutura conceitual em torno da qual organizamos os dados de nanossegurança. No entanto, as atuais normas técnicas ecotoxicológicas (i.e. OCDE e ABNT) ainda não consideram o efeito Eco-corona. Nesse contexto, o principal objetivo deste projeto de colaboração entre o CNPEM e a Universidade de Birmingham é promover uma cooperação Brasil-UK para a harmonização internacional de metodologias para nanoecotoxicidade. Vamos explorar uma abordagem de informática e integrar os resultados experimentais obtidos neste projeto na plataforma NanoCommons H2020. Os objetivos específicos deste projeto são: i) implementar um fluxo de trabalho computacional para a harmonização de ensaios de nanoecotoxicidade com o Modelo Daphnia baseado nas diretrizes da OCDE e da ABNT; ii) compreender a influência da formação de Eco-corona em nanomateriais sobre a ecotoxicidade e seus impactos nos métodos de co-exposição com poluentes clássicos (toxicidade de mistura); e iii) avançar em técnicas de excelência para caracterização de nanomateriais durante nanobioeco-interações, tais como: FFFF, spICP-MS, TG-IR-MS, CytoViva e SXRF. Um foco no desenvolvimento dos modelos de captura de dados e na integração dos termos de ontologia do NanoCommons facilitará a aplicação mais ampla desses métodos e permitirá a validação futura dessas abordagens. Portanto, trabalharemos em um tema de alta prioridade dentro do escopo de cooperação Brasil-Europa para Ciência & Tecnologia em nanotecnologia. A abordagem proposta neste projeto suportará a redução dos custos de pesquisa em nanossegurança, diminuindo a necessidade de testes extensivos de laboratório e ensaios de toxicidade, apoiando o controle de qualidade da informação científica. Desse modo, contribuiremos para futuras regulamentações e harmonização de métodos entre Brasil e Europa na direção de inovações nanotecnológicas em bases seguras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINEZ, DIEGO STEFANI T.; DA SILVA, GABRIELA H.; DE MEDEIROS, ALINE MARIA Z.; KHAN, LATIF U.; PAPADIAMANTIS, ANASTASIOS G.; LYNCH, ISEULT. Effect of the Albumin Corona on the Toxicity of Combined Graphene Oxide and Cadmium to Daphnia magna and Integration of the Datasets into the NanoCommons Knowledge Base. NANOMATERIALS, v. 10, n. 10, . (19/07058-0, 18/25140-3)
MARTINEZ, DIEGO STEFANI T.; ELLIS, LAURA-JAYNE A.; DA SILVA, GABRIELA H.; PETRY, ROMANA; MEDEIROS, ALINE M. Z.; DAVOUDI, HOSSEIN HAYAT; PAPADIAMANTIS, ANASTASIOS G.; FAZZIO, ADALBERTO; AFANTITIS, ANTREAS; MELAGRAKI, GEORGIA; et al. Daphnia magna and mixture toxicity with nanomaterials - Current status and perspectives in data-driven risk prediction. NANO TODAY, v. 43, p. 37-pg., . (18/25140-3, 19/07058-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.