Busca avançada
Ano de início
Entree

ProgNet: redes com plano de dados programável

Processo: 18/23085-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2019 - 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Marcos Augusto Menezes Vieira
Beneficiário:Marcos Augusto Menezes Vieira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ministério da Educação (Brasil). Belo Horizonte , SP, Brasil
Pesq. associados:Luiz Filipe Menezes Vieira ; Omprakash Gnawali ; Ronaldo Alves Ferreira
Bolsa(s) vinculada(s):21/00082-3 - ProgNet: redes com plano de dados programável, BP.TT
Assunto(s):Redes de computadores 

Resumo

A Internet sofreu grandes modificações durante os anos, novas aplicações e serviços emergiram com restrições em relação ao comportamento da rede (banda larga, atraso e perda de pacotes). Qualidade de Serviço (QoS) na Internet tornou-se necessário para prover um bom funcionamento de aplicações e serviços. Porém, QoS é afetado pelo congestionamento da rede devido à arquitetura da Internet. Equipamentos de rede com plano de dados programáveis são uma solução para manter QoS e mitigar o congestionamento na rede. Este projeto envolve o paradigma de redes definidas por software (SDN). SDN separa logicamente o plano de dados do plano de controle, e possibilita o processamento de fluxos de modo programável. O padrão OpenFlow é atualmente a solução mais utilizada em SDN mas utiliza um conjunto de campos e ações limitados, dificultando a adoção de novos campos e protocolos. Neste projeto propomos um sistema SDN (roteador e controlador) com o objetivo de utilizar novos campos e protocolos, políticas de controle de congestionamento e medição de métricas de desempenho da rede, sem a necessidade de recompilar ou reiniciar o roteador quando o gerente altera, em tempo de execução, a forma como os fluxos devem ser processados. Este sistema permitirá o processamento de fluxos SDN independente de protocolo utilizando instruções eBPF geradas a partir de programas C ou P4 criados pelo usuário. Com o novo roteador, também é proposto uma extensão para o DCTCP. Os protótipos deste sistema serão implementados nas plataformas NetFPGA e Toffino para serem transformados em patentes e produtos tecnológicos. O projeto proposto baseia-se em desenvolver a pesquisa de um novo sistema com plano de dados programável para QoS e controle de congestionamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNIOR, RONALDO R. R.; VIEIRA, MARCOS A. M.; VIEIRA, LUIZ F. M.; LOUREIRO, ANTONIO A. F. Intra and inter-flow link aggregation in SDN. TELECOMMUNICATION SYSTEMS, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.