Busca avançada
Ano de início
Entree

Sub-representação das mulheres em economia: uma análise da carreira acadêmica no Brasil

Resumo

A baixa representação das mulheres em Economia aparece em todos os níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado) e em todos os rankings profissionais da área. Além disso, as mulheres tendem a progredir menos do que os homens em cada etapa da carreira. Assim, esse desequilíbrio é mais pronunciado nos níveis superiores da carreira, inclusive na acadêmica. O objetivo da primeira parte do projeto é fazer um mapeamento completo da posição relativa das mulheres na academia em todos os seus estágios, desde a graduação até a titularidade. Dado que não existem dados disponíveis sobre a participação das mulheres nos diferentes estágios da carreira acadêmica em Economia no Brasil, este projeto pretende inicialmente preencher esta lacuna e fazer esse levantamento utilizando-se tanto da coleta de dados secundários, quanto da coleta de dados primários a partir de questionários direcionados a um grupo representativo de faculdades de Economia. O objetivo final é entender a evolução na carreira acadêmica das economistas no Brasil, inserir o país nas discussões internacionais sobre o tema e levantar novas propostas de pesquisa com base no diagnóstico realizado. O objetivo da segunda parte do projeto é analisar o problema da representação feminina em Economia a partir da dimensão da atividade de pesquisa. Assim, intenta-se estudar a participação feminina nos dois principais encontros nacionais da área, o encontro da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia) e da SBE (Sociedade Brasileira de Econometria). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, FABIANA; PEREDA, PAULA; MATSUNAGA, LIZ; MONTOYA DIAZ, MARIA DOLORES; NARITA, RENATA; BORGES, BRUNA. GENDER DIFFERENCES IN THE ACADEMIC CAREER OF ECONOMICS IN BRAZIL. CUADERNOS DE ECONOMIA, v. 40, n. 84, p. 815-852, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.