Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia de aceitação e compromisso para insônia

Resumo

A insônia é uma queixa frequente e está associada a prejuízos na saúde física e psicológica. Apesar da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) demonstrar resultados efetivos para insônia, há aqueles que não respondem a essa modalidade de intervenção ou apresentam dificuldades na adesão. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) apresenta-se como uma intervenção potencialmente útil para o tratamento da insônia, para a qual, ao invés de focar no controle dos sintomas, a respectiva abordagem foca na aceitação dos sentimentos e pensamentos associados, por meio de ações baseadas em valores. O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia da ACT para insônia crônica em adultos. Participarão 150 adultos com idade entre 18 e 59 anos, com diagnóstico de insônia crônica, que serão distribuídos aleatoriamente para os grupos ACT, TCC e lista de espera (LE). A intervenção para ambos os grupos (ACT e TCC) será realizada em seis sessões grupais e semanais. As avaliações dos padrões de sono, insônia, depressão, ansiedade, flexibilidade psicológica, aceitação sobre o sono e crenças sobre o sono serão realizadas no pré-tratamento, pós-tratamento e seguimento de seis meses. Após concluída a intervenção os participantes responderão a um inventário de adesão e satisfação. Os resultados serão comparados por meio da ANOVA mista, seguida por testes de comparações múltiplas, quando apropriado. Para os desfechos primários e secundários será realizado o cálculo de magnitude do efeito. O tamanho do efeito será calculado utilizando o eta parcial quadrado e d de Cohen. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULOS-GUARNIERI, LEO; PORTO LINARES, ILA MARQUES; EL RAFIHI-FERREIRA, RENATHA. Evidence and characteristics of Acceptance and Commitment Therapy (ACT)-based interventions for insomnia: A systematic review of randomized and non-randomized trials. JOURNAL OF CONTEXTUAL BEHAVIORAL SCIENCE, v. 23, p. 1-14, JAN 2022. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.