Busca avançada
Ano de início
Entree

Por uma teoria do combate corporal: rumo a uma psicologia das artes marciais e dos esportes de combate

Resumo

Por meio da identificação e compreensão de fenômenos psicológicos que atuam na experiência combativa de praticantes em levantamentos empíricos, o presente projeto visa articular uma Teoria do Combate Corporal e uma Psicologia das Artes Marciais e dos Esportes de Combate. Conforme a hipótese a ser examinada, uma perspectiva psicológica das Artes Marciais e dos Esportes de Combate passaria necessariamente pela compreensão do desenvolvimento pessoal neles almejado. No contexto da sociedade civil moderna, presume-se que esse desenvolvimento pessoal, muito associado às virtudes das artes marciais, distancie gradualmente o praticante de protagonizar a iniciativa de comportamentos descontrolados, agressivos e violentos, exceto em situações de autodefesa pelo qual, no limite, faz uso da violência de maneira instrumental. Essa proximidade entre luta e violência, com efeito, faz com que o conhecimento sobre o processo de educação e formação pessoal na prática de Artes Marciais e Esportes de Combate seja um tema particularmente relevante para a atuação educativa e interventiva de profissionais da Educação Física e da Psicologia do Esporte. A iniciativa desta pesquisa se alinha aos princípios do ICM, International Centre of Martial Arts for Youth Development and Engagement, escritório da UNESCO cujas prerrogativas impactam políticas públicas a nível mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERRANO RODRIGUES, LEONARDO; CURSIOL, JONATAS AUGUSTO; ANTUNES BARREIRA, CRISTIANO ROQUE. Subjective boundaries between fight and violence in the experience of professional MMA fighters. REVISTA DE ARTES MARCIALES ASIATICAS, v. 16, n. 1, p. 33-46, JAN-JUN 2021. Citações Web of Science: 0.
CRISTIANO ROQUE ANTUNES BARREIRA; THABATA CASTELO BRANCO TELLES; ALBERTO FILGUEIRAS. Perspectivas em Psicologia do Esporte e Saúde Mental sob a Pandemia de Covid-19. Psicologia : ciência e profissão, v. 40, p. -, 2020.
BARREIRA, CRISTIANO. From phenomenology to a theory of corporal combat and martial arts. REVISTA DE ARTES MARCIALES ASIATICAS, v. 14, n. 2, SI, p. 64-67, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.