Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um modelo de processo baseado em STAMP para coleta e gerenciamento de evidências de segurança de sistemas críticos

Processo: 19/09396-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2019 - 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Galvão Martins
Beneficiário:Luiz Eduardo Galvão Martins
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Tony Gorschek
Assunto(s):Engenharia de requisitos  Sistemas críticos  Gerenciamento de segurança  Systems theoretic accident model and process (STAMP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleta de Evidências de Segurança | Engenharia de Requisitos | sistemas críticos | Engenharia de Requisitos

Resumo

Sistemas Críticos (SC) estão se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das sociedades modernas, aumentando a dependência das pessoas em relação a eles. Os SC atuais estão fortemente baseados em tecnologia computacional; eventuais falhas no funcionamento desses sistemas podem acarretar acidentes e colocar em risco a vida humana, ou trazer danos ao meio ambiente e à propriedade. SC estão presentes em muitos domínios, como em sistemas de aviação, sistemas automotivos, controle de plantas industriais (químicas, petrolíferas e nucleares), dispositivos médicos, controle de ferrovias, sistemas de defesa e aeroespaciais, entre outros. As empresas que desenvolvem sistemas críticos precisam apresentar evidências de segurança dos mesmos perante a sociedade, para que possam obter a certificação e autorização para comercialização de seus sistemas. Este projeto de pesquisa tem como objetivo especificar, desenvolver e validar um modelo de processo para coleta e gerenciamento de evidências de segurança em sistemas críticos, baseado no modelo STAMP. O arcabouço conceitual de STAMP, aliado à sua visão holística de segurança de SC, oferece fundamentação adequada que pode servir de base para um modelo de coleta e gerenciamento de evidências de segurança em SC. A metodologia de pesquisa para a condução deste projeto envolverá a realização de uma revisão sistemática da literatura, o desenvolvimento de um modelo de processo de coleta e gerenciamento de evidências de segurança, e a condução de dois estudos de caso em empresas com experiência no desenvolvimento de sistemas críticos (uma empresa sediada no Brasil, e outra sediada na Suécia). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASUDA, YURI D. V.; CAPPABIANCO, FABIO A. M.; MARTINS, LUIZ EDUARDO G.; GRIPP, JORGE A. B.. Aircraft visual inspection: A systematic literature review. COMPUTERS IN INDUSTRY, v. 141, p. 15-pg., . (19/09396-0)
ALEXANDRE, RUI CARLOS JOSINO; MARTINS, LUIZ EDUARDO GALVAO; GORSCHEK, TONY. Cybersecurity Risk Assessment for Medium-Risk Drones: A Systematic Literature Review. IEEE AEROSPACE AND ELECTRONIC SYSTEMS MAGAZINE, v. 38, n. 6, p. 16-pg., . (19/09396-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: