Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios e oportunidades na utilização de sistemas de gestão integrados para gerir e reportar a sustentabilidade empresarial

Resumo

Os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) usam o Triple Bottom Line para reportar o desempenho financeiro, ambiental e social das empresas. Esta abordagem pode ser vista como semelhante à gestão baseada em Sistemas de Gestão Integrados (SGI), onde muitas vezes sistemas de gestão baseados nas normas e diretrizes da ISO são utilizados para combinar os sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão de Saúde Segurança Ocupacional, Gestão de Responsabilidade Social, etc. Apesar da semelhança dos objetivos do relato da sustentabilidade com base no Triple Bottom Line e nos padrões da GRI com os objetivos do SGI com base nos padrões e diretrizes da ISO, ambos aparecem como duas questões completamente distintas. Com base no exposto, os dois principais objetivos desta proposta SPRINT são: - elaborar o projeto de pesquisa provisoriamente intitulado "Desafios e oportunidades no uso de sistemas integrados de gestão para desenvolver e relatar a sustentabilidade corporativa" a ser apresentado à FAPESP e a outras agências de financiamento acessíveis. Universidade de Uppsala - Campus Gotland e; contribuir para a pesquisa em andamento intitulada "Sistema de gestão integrada como elemento para o desenvolvimento da sustentabilidade em empresas industriais: uma contribuição ibero-americana" (projeto de pesquisa regular financiado pelo processo FAPESP 2017 / 18304-7). Os resultados esperados são: - Elaboração de 1 artigo científico para submissão em periódico internacional de alto fator de impacto como resultado da participação do Prof. no projeto FAPESP 2017/18304-7; palestras proferidas pelo Prof. Raine sobre sustentabilidade empresarial na FEG/UNESP; palestras proferidas pelo Prof. Otávio sobre sustentabilidade corporativa e SGI na Universidade de Uppsala - Campus Gotland; e desenvolvimento de um projeto de pesquisa para submissão à FAPESP e à uma agência de financiamento acessível a Universidade de Uppsala - Campus Gotland. Todos os resultados favorecerão o desenvolvimento da parceria entre a FEG-UNESP e a Universidade de Uppsala - Campus Gotland, proporcionando a ambas as universidades uma expansão de suas redes de cooperação em pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, JOSE SALVADOR DA MOTTA; ESPUNY, MAXIMILIAN; NUNHES, THAIS VIEIRA; SAMPAIO, NILO ANTONIO DE SOUZA; ISAKSSON, RAINE; CAMPOS, FERNANDO CELSO DE; OLIVEIRA, OTAVIO JOSE DE. Striding towards Sustainability: A Framework to Overcome Challenges and Explore Opportunities through Industry 4.0. SUSTAINABILITY, v. 13, n. 9 MAY 2021. Citações Web of Science: 0.
VIEIRA NUNHES, THAIS; VIVIANI GARCIA, ENZO; ESPUNY, MAXIMILIAN; HOMEM DE MELLO SANTOS, VITOR; ISAKSSON, RAINE; JOSE DE OLIVEIRA, OTAVIO. Where to Go with Corporate Sustainability? Opening Paths for Sustainable Businesses through the Collaboration between Universities, Governments, and Organizations. SUSTAINABILITY, v. 13, n. 3 FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
NUNHES, THAIS VIEIRA; BERNARDO, MERCE; DE OLIVEIRA, OTIVIO JOSE. Rethinking the Way of Doing Business: A Reframe of Management Structures for Developing Corporate Sustainability. SUSTAINABILITY, v. 12, n. 3 FEB 2020. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.