Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações de fungos derivados de ambiente marinho e suas enzimas em biocatálise e biotransformação, os potenciais poucos explorados.

Processo: 19/15854-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Andre Luiz Meleiro Porto
Beneficiário:Andre Luiz Meleiro Porto
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Reações orgânicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegradation | Engenharia Proteica | Marine bacteria | Marine enzymes | Marine fungi | reaçoes organicas | Biocatálise e Biotransformação

Resumo

A biodiversidade tem sido explorada em busca de novas enzimas, incluindo florestas, savanas, tundras, desertos e finalmente o mar. Microrganismos marinhos e suas enzimas são capazes de permanecerem ativas em altas concentrações de sal, grande intervalos de temperatura, alta incidência de luz e pressão, constituindo uma importante fonte de biocatalisadores únicos. Esta revisão apresenta estudos empregando processos de células integras de bactérias e fungos visando novos catalisadores para diferentes reações em síntese orgânica, como redução, oxidação, hidroxilação, hidrólise, eliminação e conjugação. Estudos de genômica e engenharia proteica também foram abordados e reações empregando enzimas isoladas de diferentes classes (oxidoredutases, hidrolases, liases e ligases) foram descritas e sumarizadas. Futuros processos e estudos biotecnológicos devem focar na biologia molecular para a obtenção de enzimas com propriedades interessantes e fascinantes, assim como os biocatalisadores obtidos da exploração dos microrganismos de ambiente marinho. Este review foca a literatura sobre o uso de bactérias e fungos de ambiente marinho, e suas enzimas para reações biocatalíticas de compostos orgânicos. Promovendo uma discussão sobre as possibilidades destes microrganismos na síntese de diferentes compostos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)