Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotodano em biomembranas por derivados lipofílicos de lumazine

Processo: 19/12957-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 09 de setembro de 2019 - 21 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Rosangela Itri
Beneficiário:Rosangela Itri
Pesquisador visitante: Mariana Vignoni
Inst. do pesquisador visitante: Instituto de Investigaciones Fisicoquímicas Teóricas y Aplicadas (INIFTA), Argentina
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fotobiologia  Fotossensibilidade  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Estudos prévios de nosso grupo de pesquisa em colaboração com o grupo da Argentina exploraram os possíveis mecanismos de ação de derivados de pterinas em membranas modelo (LUVs e GUVs), assim como identificamos os produtos de peroxidação lipídica por espectroscopia de massa. Estes resultados foram publicados na revista Langmuir (2018). Para expandir esta pequisa com novos fotossensibilizadores, o grupo da Argentina recém sintetizou novos compostos fotossensiblizadores derivados de lumazina. Desta maneira, neste projeto pretendemos:- investigar as propriedades de fluorescência dos derivados de lumazina, em comparação aos prévios de pterina, em miméticos de membrana, com objetivo de elucidar se estes novos compostos podem ser utilizados como novos marcadores fluorescentes. - quantificar a geração de oxigênio singlete durante a foto-irradiação de membranas contendo derivados de lumazine e, com isto, elucidar os possíveis mecanismos de acao destes novos compostos.- explorar o fotodano em membranas causado pela foto-oxidação lipídica mediada por estes novos fotossensibilizadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIGNONI, ALEJANDRO; LAYANA, CARLA; JUNQUEIRA, HELENA C.; THOMAS, ANDRES H.; ITRI, ROSANGELA; BAPTISTA, MAURICIO S.; VIGNONI, MARIANA. Alkylation of a hydrophilic photosensitizer enhances the contact-dependent photo-induced oxidation of phospholipid membranes. DYES AND PIGMENTS, v. 187, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.