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Falha induzida por instabilidade em compósitos estruturais sob compressão longitudinal

Resumo

Vários tipos de carregamentos são encontrados em aplicações práticas que podem levar a tensões de compressão na direção longitudinal. Portanto, a necessidade de se investigar potenciais falhas devido a tensões de compressão na direção longitudinal é evidente. Adicionalmente, carregamentos últimos de falha podem ser confiavelmente previstos somente se modelos de falha forem capazes de identificar a iminência de início de dano e sua subsequente propagação até a falha catastrófica. Espera-se que essa proposta de pesquisa preliminar estimule uma cooperação criativa e produtiva para viabilizar projetos de colaboração futuros nas áreas de tolerância ao dano, impactos em baixa e alta velocidade, modelagem de falha sob compressão no nível da lâmina, efeitos de taxa de deformação e ensaios dinâmicos utilizando equipamentos disponíveis no ITA (torre de impacto, barra de Hopkinson e câmara de alta velocidade) e na University of Waterloo (máquinas de ensaio em compressão, carregamento combinado e fadiga). No longo prazo o objetivo é expandir a pesquisa de modelos de tolerância ao dano para compósitos termoplásticos, uma tendência que parece levar a possibilidade quase ilimitadas em termos de redução de custos e melhoria de desempenho de aeroestruturas de compósitos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, ANDRE S.; DE FARIA, ALFREDO R. A unified formulation for composite quasi-2D finite elements based on global-local superposition. COMPOSITE STRUCTURES, v. 254, DEC 15 2020. Citações Web of Science: 0.
DE FARIA, ALFREDO R.; ALHATIM, OMAIR; SANTIAGO MACIEL, HOMERO FONSECA. A Numerical Method to Solve Nonsymmetric Eigensystems Applied to Dynamics of Turbomachinery. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTATIONAL METHODS, v. 17, n. 9 NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

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