Busca avançada
Ano de início
Entree

Do céu às células: uma abordagem multidimensional do conforto térmico animal em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta(ILPF)

Resumo

O ano de 2018 consolidou o Brasil como principal exportador mundial de carne bovina, com crescimento de 11% nos embarques e receita de US$6,5 bilhões. Contudo, à medida que cresce a demanda, cresce também a exigência por qualidade dos produtos, produção ética e bem-estar animal. Sob estresse, os animais ativam mecanismos adaptativos que alteram sua fisiologia e seu comportamento. No Brasil, o estresse térmico é um problema real que reduz a produtividade animal, agravado pelo recente aumento das ondas de calor intenso e pela histórica escassez de árvores nas pastagens. Nesse cenário, a utilização de pastagens arborizadas, como ocorre nos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), tem sido sugerida como alternativa para o desenvolvimento de sistemas de produção mais amigáveis aos animais criados clima tropical. Atualmente, no Brasil há 2 milhões de hectares implantados com ILPF e o compromisso de alcançar 5 milhões de hectares até 2030. Contudo, ainda existem diversas lacunas de informações técnicas sobre a adoção desses sistemas e os possíveis ganhos expressos pelos animais. Assim, adotando uma abordagem multidimensional, a proposta tem como objetivo determinar o efeito da arborização sobre as condições microclimáticas das pastagens, bem como se a alteração do microclima induz modificações positivas nas variáveis fisiológicas e comportamentais dos animais, que beneficiem sua produtividade. O projeto empregará metodologias inovadoras para aquisição automatizada de dados, dentro do conceito de pecuária de precisão, com perspectiva de favorecer a análise de banco de dados multimodais e a geração de interpretações biológicas mais complexas sobre a termorregulação corpórea de bovinos de corte em sistemas de ILPF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMES, AMANDA PRUDENCIO; GARCIA, ALEXANDRE ROSSETTO; MACEDO PEZZOPANE, JOSE RICARDO; BRANDAO, FELIPE ZANDONADI; WATANABE, YEDA FUMIE; COOKE, REINALDO FERNANDES; SPONCHIADO, MARIANA; PARO DE PAZ, CLAUDIA CRISTINA; CAMPLESI, ANNELISE CARLA; BINELLI, MARIO; GIMENES, LINDSAY UNNO. Silvopastoral system is an alternative to improve animal welfare and productive performance in meat production systems. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1 JUL 8 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.