Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação social e construção de nicho: uma abordagem etológica

Processo: 18/25595-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Comparativa
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Briseida Dôgo de Resende
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Carine Savalli Redigolo ; Daniel Mills ; Danilo Silva Guimarães ; Joscha Kärtner ; Juliana Maria Ferreira de Lucena ; Marcelí Joele Rossi ; Natalia de Souza Albuquerque ; Patrícia Izar ; Rachel Coelho Ripardo Teixeira ; Raphael Moura Cardoso ; Renata Pereira de Felipe
Bolsa(s) vinculada(s):20/08170-6 - Apoio para recrutamento de participantes e organização de banco de dados, BP.TT
Assunto(s):Etologia  Aprendizado social  Desenvolvimento 

Resumo

Partimos de uma abordagem etológica comprometida com a teoria de sistemas em desenvolvimento e alinhada à Síntese Estendida da Biologia, visando responder como a alteração social do ambiente guia o curso do desenvolvimento. Trabalharemos com os conceitos de construção de nicho e de nicho de desenvolvimento. Partimos da hipótese de que as características do organismo e do ambiente definem como serão as interações, e de que, além do desenvolvimento do organismo ser controlado pelo ambiente, as alterações provocadas no ambiente pelo organismo também exercerão controle sobre este desenvolvimento. Buscamos integrar conceitos relevantes cunhados em campos diferentes do conhecimento biológico, consolidando um olhar sistêmico, e visando a aplicação do conhecimento para melhoria das qualidades de vida das diferentes espécies estudadas, por meio da realização de quatro sub-projetos:1) a influência social, cultural e construção de nicho em bebês e crianças pequenas, incluindo o desenvolvimento motor, cognitivo e o uso de aplicativos móveis; 2) a interação entre crianças guarani e não-guarani com atividades estruturadas e brincadeira livre; 3) a interação entre humanos e cães, focando na comunicação, e no desenvolvimento de características do animal a depender do contexto; 4) construção de nicho e translocação de bugios. Além de contribuir para o avanço das fronteiras da ciência, esse projeto contribui para a formação de uma rede de colaboração nacional e internacional multidisciplinar, com a participação de várias instituições e sede numa instituição do Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBUQUERQUE, NATALIA; MILLS, DANIEL S.; GUO, KUN; WILKINSON, ANNA; RESENDE, BRISEIDA. Dogs can infer implicit information from human emotional expressions. ANIMAL COGNITION, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.
ALBUQUERQUE, NATALIA; SAVALLI, CARINE; CABRAL, FRANCISCO; RESENDE, BRISEIDA. Do Emotional Cues Influence the Performance of Domestic Dogs in an Observational Learning Task?. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, MAY 20 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.