Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos subtipos de monócitos, micropartículas circulantes e quimiocinas na Doença Periodontal associada ao Diabetes

Processo: 19/01020-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carolina Nunes França
Beneficiário:Carolina Nunes França
Instituição Sede: Universidade de Santo Amaro (UNISA). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Débora Pallos ; Francisco Antonio Helfenstein Fonseca ; Maria Cristina de Oliveira Izar ; Yeon Jung Kim
Assunto(s):Diabetes mellitus  Doenças periodontais  Micropartículas  Cardiologia  Quimiocinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes | doença periodontal | Micropartículas | quimiocinas | subtipos de monócitos | Cardiologia

Resumo

A Doença Periodontal é causada por microrganismos que acometem os tecidos de proteção e suporte dos dentes, podendo levar à perda dentária. Dentre os fatores de risco associados, o Diabetes é o mais prevalente e há evidências mostrando que existe uma relação bidirecional entre as duas doenças, tendo o processo inflamatório como característica principal. Subtipos de monócitos possuem grande plasticidade e exercem diferentes funções relacionadas com o processo inflamatório. Micropartículas são liberadas por diferentes tipos celulares após estímulos como ativação e apoptose. As quimiocinas MCP-1 e RANTES estão associadas ao recrutamento de monócitos. Este projeto visa um maior entendimento da relação entre subtipos de monócitos, micropartículas circulantes e quimiocinas na Doença Periodontal, bem como possíveis modificações nesses biomarcadores induzidas pelo tratamento periodontal. A identificação, quantificação e caracterização fenotípica de subtipos de monócitos (clássicos, intermediários e não-clássicos) e micropartículas circulantes (plaquetárias, endoteliais e monocíticas) serão realizadas por citometria de fluxo no basal e 30 dias após o término do tratamento periodontal não cirúrgico, em pacientes com Doença Periodontal associada ou não ao Diabetes. Também será realizada a análise das quimiocinas MCP-1 e RANTES por Imunoensaio Multiplex, no fluido gengival. O maior entendimento do papel diferenciado dos subtipos de monócitos, micropartículas e quimiocinas MCP-1 e RANTES na Doença Periodontal poderá se constituir em novo alvo estratégico para melhor compreensão dos mecanismos inflamatórios associados à doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGOS, SIMONE APARECIDA; FRANCA, CAROLINA NUNES; TULETA, IZABELA; DA COSTA REZENDE BARBOSA, MARIANNE PENACHINI; LACERDA BACHI, ANDRE LUIS; NEVES, LUCAS MELO. Self-Care in Type 2 Diabetes Patients with Urgency Lower Limb Amputation: The Influence of Sex, Marital Status and Previous Amputations. PATIENT PREFERENCE AND ADHERENCE, v. 15, p. 1083-1090, . (17/01368-2, 19/14115-0, 19/01020-1, 20/08869-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.