Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito eletroestimulação transcutânea na eficácia analgésica do bloqueio anestésico do nervo alveolar inferior em pulpite irreversível: Um ensaio clínico randomizado placebo controlado

Processo: 19/06035-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Leonardo Rigoldi Bonjardim
Beneficiário:Leonardo Rigoldi Bonjardim
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Karin Hermana Neppelenbroek ; Marco Antonio Hungaro Duarte ; Paulo César Rodrigues Conti ; Rodrigo Ricci Vivan ; Yuri Martins Costa
Assunto(s):Dor  Dor facial  Pulpite 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | modulação da dor | Pulpite | Dor orofacial

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal avaliar o efeito de técnicas que ativem o sistema de modulação inibitória da dor, no caso a eletroestimulação transcutânea (TENS, sigla em inglês) na intensidade de dor após bloqueio anestésico e durante os procedimentos de abertura coronária, acesso à câmara pulpar e extirpação da polpa em pacientes com diagnóstico clínico de pulpite irreversível de molares inferiores. Dois grupos de 22 sujeitos cada serão submetidos após a anestesia de bloqueio do nervo alveolar interior a um dos tratamentos:Grupo 1= Cetorolaco 10 mg + TENS AtivaGrupo 2= Cetorolaco 10 mg + TENS PlaceboAo final do procedimento de cada etapa da terapêutica endodôntica, os sujeitos serão solicitados a responder sobre a intensidade de sua dor por meio de uma escala numérica de dor. Os resultados do presente estudo têm potencial para melhorar a eficácia analgésica e, portanto, melhorar a anestesia de NAI durante a terapia de pulpite irreversível e, desta forma trazer um transoperatório mais tranquilo para o cirurgião dentista e para o paciente. Utilizar-se-á de técnicas minimamente invasivas e seguras que melhoram a maneira de controlar a dor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, YURI M.; DE SOUZA, PAULO ROBERTO J.; MARQUES, VANESSA A. S.; CONTI, PAULO CESAR R.; VIVAN, RODRIGO R.; DUARTE, MARCO ANTONIO H.; BONJARDIM, LEONARDO R.. Intraoral Somatosensory Alterations Impact Pulp Sensibility Testing in Patients with Symptomatic Irreversible Pulpitis. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 46, n. 6, p. 786-793, . (19/06035-7, 15/09913-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.