Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas associadas a antibióticos para o tratamento de bacteremias causadas por micro-organismos resistentes

Processo: 18/23898-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Maiara Lima Castilho
Beneficiário:Maiara Lima Castilho
Instituição Sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Leandro José Raniero ; Luciane Dias de Oliveira
Assunto(s):Bacteremia  Farmacorresistência bacteriana  Antibióticos  Nanotecnologia  Nanopartículas de prata 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibióticos | bacteremia | funcionalização | Micro-organismos Resistentes | nanopartículas de prata | Nanotecnologia

Resumo

As infecções na corrente sanguínea (ICS) são uma das principais infecções relacionadas à assistência à saúde, a qual consiste em um grande desafio para a saúde pública em todo mundo, devido à alta taxa de morbidade, mortalidade e custos associados. Um dos quadros clínicos mais comuns é a bacteremia definida como a presença de bactérias viáveis na circulação sanguínea, causadas por micro-organismos resistentes tais como Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae. O tratamento convencional para a erradicação de bactérias viáveis na circulação sanguínea é feito com antibióticos, o qual é dependente da espécie e do seu perfil de sensibilidade, entretanto a eficiência no tratamento é limitada em decorrência da resistência adquirida pelos micro-organismos. Os índices de morbidade e mortalidade relacionadas às ICS por micro-organismos com fenótipo de resistências têm se tornado um problema de saúde mundial, sendo notória a necessidade do desenvolvimento de novos métodos alternativos para o tratamento destas bacteremias. A nanotecnolgia agrega novas formas alternativas para o tratamento de diversar doenças, com maior eficiência, rapidez e custo beneficio. As nanopartículas de prata (AgNPs) mostram potenciais aplicações biomédicas, devido a suas propriedades antibacterianas associadas à pequena propensão de induzir resistência microbiana, além de possuir baixa toxicidade para célula humana. Visando a necessidade de novas tecnologias para o tratamento de micro-organismos resistentes, o presente projeto propõe o desenvolvimento de AgNPs associada com antibióticos como um método alternativo no tratamento de bactérias viáveis na corrente sanguínea. Assim AgNPs com a ação do antibiótico serão um sistema com duplo poder de inibição bacteriana, objetivando a diminuição da taxa mortalidade e morbidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERIATO, THAIS S.; FONTOURA, INGLID; OLIVEIRA, LUCIANE D. D.; RANIERO, LEANDRO J. J.; CASTILHO, MAIARA L. L.. Nano-antibiotic based on silver nanoparticles functionalized to the vancomycin-cysteamine complex for treating Staphylococcus aureus and Enterococcus faecalis. PHARMACOLOGICAL REPORTS, v. 75, n. 4, p. 11-pg., . (18/23898-6)
CAMARGO, LARISSA DE O.; FONTOURA, INGLID; VERIATO, THAIS S.; RANIERO, LEANDRO; CASTILHO, MAIARA L.. Antibacterial activity of silver nanoparticles functionalized with amikacin applied against multidrug-resistant acinetobacter baumannii. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL, v. 51, n. 8, p. 8-pg., . (18/23898-6)
FONTOURA, INGLID; VERIATO, THAIS S.; RANIERO, LEANDRO J.; CASTILHO, MAIARA L.. Analysis of Capped Silver Nanoparticles Combined with Imipenem against Different Susceptibility Profiles of Klebsiella pneumoniae. ANTIBIOTICS-BASEL, v. 12, n. 3, p. 15-pg., . (18/23898-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: