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Desenvolvimento normativo e intencional das competências socioemocionais dos professores e sua relação com o desempenho escolar e competências socioemocionais dos alunos

Processo: 18/10933-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Convênio/Acordo: Research Foundation - Flanders (FWO)
Pesquisador responsável:Ricardo Primi
Beneficiário:Ricardo Primi
Pesq. responsável no exterior: Filip De Fruyt
Instituição no exterior: Ghent University (UGent), Bélgica
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Barbara De Clercq
Assunto(s):Personalidade  Avaliação da educação  Psicologia educacional  Interação professor aluno 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem socio emocional | Avaliação Educacional | Personalidade | Psicologia Educacional

Resumo

Os professores tem um papel central no aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Especialmente o relacionamento professores-aluno é supostamente um fator-chave que explica os efeitos da aprendizagem e a eficácia do professor. No entanto, pesquisas meta-analíticas recentes sugerem que a autoeficácia e os traços de personalidade dos professores mostram apenas associações fracas com o desempenho acadêmico dos alunos. Recentemente a educação tem enfatizado que para além do desempenho acadêmico em linguagem, matemática ou ciências, as habilidades socioemocionais dos alunos também devem ser incluídas como objeto da educação. Tem sido demonstrado que as habilidades socioemocionais dos alunos são importantes mediadores do processo de aprendizado, mas também, seu desenvolvimento é parte do objetivo da escola que deseja preparar os alunos para os desafios do século XXI. No entanto, ainda não está claro qual é o impacto dos professores no desempenho e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos. A presente proposta de pesquisa conjunta belga-brasileira reconcilia essas duas linhas de pesquisa distintas e examinará a validade de uma estrutura de habilidades socioemocionais especificamente projetada para professores para prever o desempenho acadêmico e as habilidades socioemocionais dos alunos. A pesquisa usará uma estrutura abrangente e inovadora de habilidades socioemocionais para professores, indo além dos traços gerais de personalidade e examinará sua validade para entender os resultados de habilidades acadêmicas e socioemocionais dos alunos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO PRIMI; DANIEL DOMINGUES DOS SANTOS; NELSON HAUCK; FILIP DE FRUYT; OLIVER PETER JOHN. Mapeando instrumentos de autorrelato de competências socioemocionais: o que eles medem?. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 36, . (18/10933-8)
LARISSA SALUSTIANO EVANGELISTA PIMENTA; CLÁUDIA BERLIM DE MELLO; DIOGO CORDEIRO DE QUEIROZ SOARES; ANELISA GOLLO DANTAS; MARIA ISABEL MELARAGNO; LESLIE DOMENICI KULIKOWSKI; CHONG AE KIM. Perfil de desempenho intelectual de uma amostra brasileira de crianças e adolescentes com Síndrome da Deleção 22q11.2 (22q11.2DS) com base na Escala Wechsler. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 36, . (18/10933-8)

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