Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de lesão renal aguda por biópsia renal, ultrassonografia e enzimúria em cadelas com piometra

Processo: 17/25458-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Ewaldo de Mattos Junior
Beneficiário:Ewaldo de Mattos Junior
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Marcus Antônio Rossi Feliciano ; Ricardo Andres Ramirez Uscategui ; Sofia Borin Crivellenti
Assunto(s):Nefrologia  Sepse  Lesão renal aguda 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biópsia renal | Fatores prognóstico | Injúria renal aguda | Septicemia | Nefrologia

Resumo

A piometra, também denominada complexo hiperplasia endometrial cística, consiste em um processo inflamatório do endométrio com grande acúmulo de líquido no lúmen uterino que favorece a colonização do útero por microrganismos, principalmente a Escherichia coli. Uma das complicações mais importantes da piometra é o desenvolvimento de lesão renal aguda. Neste contexto, a biópsia renal, bem como a ultrassonografia e enzimúria poderão ser importantes preditores de lesão precoce. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar a capacidade de detectar a lesão renal, em cadelas com piometra e sepse, pela ultrassonografia e enzimúria confrontados de modo cego com os achados histopatológicos renais como padrão ouro. Serão utilizadas vinte fêmeas portadoras de piometra, atendidas no Hospital Veterinário da Universidade de Franca; submetidas à avaliações clínica, laboratoriais (hemograma, bioquímica e urinálises), cultura uterina e urinária, exames de imagem e histopatologia dos rins, que serão biopsiados durante a ovariohisterectomia. Para controle serão utilizados animais com piometra sem sepse. O projeto contará com a participação de uma equipe multidisciplinar, com integrantes de diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais; sendo os resultados obtidos disseminados em eventos científicos e periódicos indexados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MAYRA DE LIMA E; SILVA, GYL EANES BARROS; BORIN-CRIVELLENTI, SOFIA; ALVARENGA, ALEF WINTER OLIVEIRA; ALDROVANI, MARCELA; BRAZ, LARISSA AYANE DO NASCIMENTO; AOKI, CAROLINE; SANTANA, AUREO EVANGELISTA; PENNACCHI, CAIO SANTOS; CRIVELLENTI, LEANDRO ZUCCOLOTTO. Renal Abnormalities Caused by Canine Distemper Virus Infection in Terminal Patients. FRONTIERS IN VETERINARY SCIENCE, v. 9, p. 10-pg., . (17/25458-0, 14/04743-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.