Busca avançada
Ano de início
Entree

A Produção do Saber e Fazer Matemático no Contexto do Pensamento Computacional

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar as possibilidades do pensamento computacional no saber e fazer matemático. Muitas pesquisas e iniciativas consideram a relevância de se trabalhar o pensamento computacional na educação, incorporando elementos da ciência da computação nos currículos escolares e na educação informal. No entanto, a relação do pensamento computacional com a Educação Matemática ainda é incipiente, embora haja uma relação natural entre ele e o pensamento matemático. Norteados pela metodologia qualitativa de pesquisa e por metodologias ativas de aprendizagem, propomos realizar atividades que favoreçam a produção de conhecimento matemático a partir da programação de games e de dispositivos robóticos. Estas atividades serão desenvolvidas e analisadas junto a alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro matriculados na disciplina Pensamento Computacional que, em sua maioria, são licenciados em matemática com experiência docente. Os dados produzidos serão analisados a partir de elementos do pensamento computacional destacados na literatura e dos conteúdos e relações matemáticas identificados nas atividades. Portanto, nosso principal desafio será produzir conhecimento acerca do potencial do pensamento computacional na Educação Matemática. Como resultados associados a esta contribuição, teremos um entendimento sobre pensamento computacional, atividades pedagógicas envolvendo-o em atividades matemáticas e a formação dos professores participantes na disciplina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GREITON TOLEDO DE AZEVEDO; MARCUS VINICIUS MALTEMPI. Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência e Educação, v. 26, . (18/14053-2)
GREITON TOLEDO DE AZEVEDO; MARCUS VINICIUS MALTEMPI; ARTHUR BELFORD POWELL. Contexto Formativo de Invenção Robótico-Matemática: Pensamento Computacional e Matemática Crítica. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 36, n. 72, p. 214-238, . (18/14053-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.