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Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria

Processo: 16/25412-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Beneficiário:Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Paula Gestoso de Souza ; ANDREA BRAGA MORUZZI ; Cármen Lúcia Brancaglion Passos ; Fabiana Marini Braga ; Maria Alfredo Ferreira de Freitas Lopes Moreira ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami ; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
Bolsa(s) vinculada(s):20/07790-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
20/04026-8 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
20/03778-6 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 18/26170-3 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
18/25670-2 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria, BP.EP
18/25688-9 - Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria, BP.EP
18/19998-5 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
18/20772-1 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria, BP.EP
18/07070-8 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
17/22357-9 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria, BP.EP
17/16816-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/17184-8 - Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
17/16818-3 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/17642-6 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16819-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/17911-7 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16820-8 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16821-4 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16822-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16827-2 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16831-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16848-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16850-4 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16877-0 - Desenvolvimento profissional docente de professores e experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.EP
17/16339-8 - Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
17/16340-6 - Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT
17/16350-1 - Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizagem  Desenvolvimento profissional  Formação de professores  Capacitação de professores  Mentores  Ensino híbrido  Parceria colaborativa universidade-escola 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência | Educação Híbrida | Mentores | Professores Experientes | Professores iniciantes | Programa de Mentoria | Formação de Professores

Resumo

Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010; Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc.. A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br. Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Nas diversas investigações, programas e cursos desenvolvidos os proponentes têm assumido que os professores detêm conhecimentos que são construídos ao longo de suas trajetórias como estudantes e profissionais, os quais podem ser ampliados, ajustados, revistos tendo em vista as características dos diversos contextos de atuação e momentos da carreira. Outro pressuposto refere-se ao fato de que professores em geral necessitam de apoio para se desenvolverem profissionalmente e que o diálogo entre pares, em especial o intergeracional realizado virtual ou presencialmente, tendo a escola e assuntos da sala de aula como foco, é uma ferramenta importante neste processo, a despeito do pouco conhecimento que se tem a este respeito. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI; ANA PAULA GESTOSO DE SOUZA. Práticas formativas de uma professora experiente num programa de indução: um estudo de caso. Pro-Posições, v. 33, . (16/25412-8)

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