Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão

Processo: 18/04085-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2019 - 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: EU-CELAC IG (ex-ERA.Net - LAC)
Pesquisador responsável:Ismar Frango Silveira
Beneficiário:Ismar Frango Silveira
Pesq. responsável no exterior: Matti Tedre
Instituição no exterior: University of Eastern Finland, Joensuu, Finlândia
Instituição Sede: Faculdade de Computação e Informática (FCI). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato ; Maria Amelia Eliseo ; Valéria Farinazzo Martins
Bolsa(s) vinculada(s):22/03367-1 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, BP.TT
21/05845-5 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, BP.TT
21/02296-0 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 20/07192-6 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, BP.TT
20/07483-0 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, BP.TT
19/19086-9 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizado computacional  Ambiente virtual de aprendizagem  Educação aberta  Jogos educativos  Narrativa digital  Tecnologia educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capacity building | Digital storytelling | e-accessibility | Educational Games | e-inclusion | Open learning and education | Informática na Educação

Resumo

As três áreas principais deste projeto SELI (Smart Environment for Learning and Inclusion) são: novas pedagogias e métodos, novos ambientes de aprendizagem e formação digital de educadores, incluindo professores de ensino superior, licenciandos e formadores nos setores de serviços sociais. O objetivo desta proposta é melhorar os resultados da aprendizagem, atender às necessidades de desenvolvimento de competências dos educadores, retroalimentar os processos de ensino por meio de analíticas de aprendizagem e encorajar a aprendizagem ao longo da vida em benefício dos grupos em vulnerabilidade social. Tecnologias inovadoras e métodos pedagógicos, tais como blockchain, pedagogia de compartilhamento global, acesso aberto e mineração de dados educacionais, serão adotados no projeto para desenvolver uma intervenção de aprendizado de ponta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELISEO, MARIA AMELIA; DE LA HIGUERA AMATO, CIBELLE A.; OYELERE, SOLOMON SUNDAY; MARTINS, VALERIA FARINAZZO; SILVEIRA, ISMAR FRANGO; ROCHA, A; GONCALVES, R; PENALVO, FG; MARTINS, J. Fostering Inclusive Education through Universal Instructional Design. PROCEEDINGS OF 2021 16TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI'2021), v. N/A, p. 6-pg., . (18/04085-4)
MARTINS, VALERIA FARINAZZO; TOMCZYK, LUKASZ; AMATO, CIBELLE; ELISEO, MARIA AMELIA; OYELERE, SOLOMON SUNDAY; AKYAR, OZGUR YASAR; MOTZ, REGINA; BARROS, GABRIEL; ARTEAGA SARMIENTO, SONIA MAGALI; SILVEIRA, ISMAR FRANGO; et al. A Smart Ecosystem for Learning and Inclusion: An Architectural Overview. COMPUTATIONAL SCIENCE AND ITS APPLICATIONS - ICCSA 2020, PT I, v. 12249, p. 16-pg., . (18/04085-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.