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Projeto PISCARI: plataforma de dispositivos BLE para recomendação, métricas e publicidade

Processo: 18/01289-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Matheus Barros Manini
Beneficiário:Matheus Barros Manini
Empresa Sede:OMNI Eletrônica, Engenharia e Comércio Ltda
CNAE: Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Serviços de engenharia
Município: São Paulo
Pesquisadores principais:
Fabricio Puente Mansilla
Vinculado ao auxílio:16/15467-0 - Projeto PISCARI: sistema de beacons Bluetooth Low Energy integrados ao posicionamento físico para recomendação baseada em identificação, localização e inteligência artificial de controle, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):20/12584-0 - Projeto Piscari: plataforma de dispositivos BLE para recomendação, métricas e publicidade, BP.TT
19/06402-0 - Projeto PISCARI: plataforma de dispositivos BLE para recomendação, métricas e publicidade, BP.TT
19/02872-1 - Projeto PISCARI: plataforma de dispositivos BLE para recomendação, métricas e publicidade, BP.TT
19/04658-7 - Projeto PISCARI: plataforma de dispositivos BLE para recomendação, métricas e publicidade, BP.TT
19/07096-0 - Projeto PISCARI: plataforma de dispositivos BLE para recomendação, métricas e publicidade, BP.PIPE
Assunto(s):Internet das coisas  Marketing  Propaganda  Posicionamento  Smartphone  Bluetooth  Varejo  Geolocalização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bluetooth Low Energy | marketing | Posicionamento | Smartphone | varejo | Internet das Coisas

Resumo

O mercado brasileiro de varejo vem crescendo em volume de vendas tendo duplicado este volume nos últimos 12 anos, apesar de uma perceptível queda em 2016 os resultados de 2017 foram muito positivos e seguindo esta tendência 2018 terá resultados iguais ou melhores que o teto histórico atingido em 2014. Este é, portanto, um grande momento deste mercado, não apenas no âmbito nacional mas também no internacional tendo este um crescimento muito mais acentuado. Essas perspectivas positivas têm intensificado os investimentos em novas soluções de tecnologia voltadas ao varejo. Uma das inovações com um grande potencial de penetração neste mercado e que vem revolucionando o mesmo são os beacons. Beacons são componentes que podem comunicar-se com os clientes nas proximidades mesmo que estes não tenham conexão à internet, apenas via bluetooth. Assim a loja pode expor ofertas, promoções e fazer campanhas de engajamento diretamente para o cliente. Hoje, porém, esta tecnologia evoluiu apenas em consumo energético, custo e tamanho, seus sistemas ainda são muito simples ou com poucas funcionalidades, o que trouxe avanços para vendas em varejo, porém de forma simples e estática, não fazendo muito mais do que substituir placas ou anúncios escritos por algo mais tecnológico e atrativo. A proposta do projeto Piscari é desenvolver um dispositivo bluetooth low energy, BLE, que utilize da tecnologia beacon para proporcionar uma experiência de compra diferenciada no ponto de venda de um varejista e também na interação de pessoas com a cidade (smart cities). O Piscari irá se diferenciar da atual tecnologia beacon pela sua dinamicidade e interatividade, utilizando inteligência artificial para atingir resultados personalizados e ótimos. Além disso grande valor será gerado com a coleta de dados feita pelo próprio dispositivo, estes dados serão transformados em informação a qual transformará as estratégias de marketing, possibilitando que esta ferramenta possa ser utilizada em diversos outros mercados que lidem com o público e queiram se diferenciar pela experiência de consumo de seus clientes. Após aprovar a viabilidade técnica dos dispositivos Piscari e sua capacidade de oferecer valor para um segmento de clientes bem delimitado e com uma necessidade clara, a omni-electronica pretende nesta segunda fase dar início a pesquisas mais avançadas e que propiciarão um reconhecimento completo do modelo de negócios da empresa e também encontrar um projeto de dispositivo que seja convictamente escalável e robusto. Com o esforço em diversas frentes de trabalho a omni-electronica atingirá esses objetivos criando dispositivos a serem instalados em várias lojas de um shopping de São Paulo criando assim um ambiente único onde serão testadas diferentes abordagens aos consumidores até se atingir uma resposta eficiente, evoluindo assim a inteligência artificial que será implementada nos dispositivos. Pesquisas serão feitas para analisar as melhores maneiras de monetização sobre o produto, além de confirmar a receptividade do público. A omni-electronica irá desenvolver uma inteligência artificial complexa modelada com base na interação com o usuário aplicando o conceito de aprendizado de máquina, proporcionando uma experiência de compra mais completa e interativa. Será também feito um estudo sobre uma possível patente, sobre algumas descobertas realizadas durante este processo. Ao final do projeto os dispositivos associados a aplicativos poderão descobrir quando, o que e para quem anunciar. (AU)

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