Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização das nanopartículas poliméricas de PCL e PLGA com incorporação do curcumin para aplicação antibiofilme

Processo: 18/10836-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Denise Madalena Palomari Spolidorio
Beneficiário:Denise Madalena Palomari Spolidorio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alessandra Nara de Souza Rastelli ; Marlus Chorilli
Assunto(s):Biofilmes  Microbiologia  Adesão  Co-cultura  Curcumina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | biofilme | co-cultura | Curcumin | Microbiologia

Resumo

O biofilme bacteriano persistente sobre a superfície do implante e no sistema de canais radiculares é o fator etiológico mais comum para peri-implantite e infecções endodônticas, com presença de microrganismos aeróbios e anaeróbios. Os tratamentos antimicrobianos disponíveis buscam reduzir a carga microbiana, eliminar a inflamação da mucosa peri-implantar, como também a descontaminação da superfície do implante e dos canais radiculares. O tratamento reabilitador com implantes dentários tem mostrado resultados altamente satisfatórios, mas problemas associados a esse tipo de tratamento vêm aumentando os casos de peri-implantite. As infecções endodônticas também são consideradas polimicrobianas sendo que a quantidade de microrganismos bem como a composição da microbiota pode variar de acordo com o tipo de infecção. Assim, um dos objetivos do tratamento endodôntico é a máxima desinfecção do sistema de canais radiculares, bem como, a prevenção da sua reinfecção. Terapias alternativas envolvendo produtos naturais e nanobiotecnologia abrem novas perspectivas para controlar e reduzir a carga microbiana. O curcumin é um polifenol natural, extraído do rizoma seco de açafrão Curcuma longa Linn e tem propriedades terapêuticas eficazes como anti-inflamatória, quimioterápica, anti-oxidante e antimicrobianas sendo um bom candidato para uso na nanobiotecnologia, Além de seus efeitos diretos, o Curcumin tem sido avaliado como um fotossensibilizador para terapia fotodinâmica. As nanopartículas poliméricas associadas aos produtos naturais apresentam um papel promissor no controle de biofilmes, podendo ser consideradas como uma nova forma de prevenir e/ou tratar infecções. Assim, o objetivo do presente estudo é sintetizar e caracterizar nanopartículas poliméricas de PCL e PLGA carregadas com Curcumin e avaliar seu efeito antimicrobiano com e sem fotoativação, em culturas planctônicas e biofilmes de Streptococcus oralis, Porphyromonas gingivalis, Fusobacterium nucleatum e Tannerella forsythia em corpos de prova de titânio, e S. oralis, Pseudomonas aeruginosa, Candida albicans e Enterococcus faecalis em corpos de prova de dentina, além de seu potencial citotóxico sobre queratinócitos orais e fibroblastos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONON, CAROLINE CORADI; PANARIELLO, BEATRIZ; CHORILLI, MARLUS; SPOLIDORIO, DENISE MADALENA PALOMARI; DUARTE, SIMONE. Effect of curcumin-loaded photoactivatable polymeric nanoparticle on peri-implantitis-related biofilm. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 40, p. 10-pg., . (18/10836-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: