Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do vulcanismo no sistema de Monção da América do Sul e seu vínculo com os modos de variabilidade do Atlântico Sul baseados em temperatura de superfície

Resumo

A Monção Sul-Americana (SAMS) tem impacto direto na hidrologia da região e é influenciada pela variabilidade das temperaturas superficiais no Atlântico Sul. Este oceano é de fato uma das fontes mais importantes de fluxo de umidade que alimenta as chuvas na América do Sul. Este fluxo de monção também depende do gradiente oceano-atmosfera para se estabelecer e evoluir. Devido ao seu impacto no balanço de radiação solar na superfície, grandes erupções vulcânicas podem influenciar significativamente o SAMS com consequências potencialmente devastadoras na economia local. As observações indicam uma resposta geralmente associada a uma diminuição nas temperaturas da superfície e precipitação tropical por vários anos após uma erupção estratosférica. Neste contexto, queremos caracterizar melhor a resposta do SAMS ao vulcanismo e o papel do Oceano Atlântico, baseando-se em observações e experimentos de sensibilidade com os modelos numéricos desenvolvidos no IPSL, seguindo a metodologia desenvolvida por Khodri et al (2017). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, PAULO; WAINER, ILANA; KHODRI, MYRIAM. Changes in the equatorial mode of the Tropical Atlantic in terms of the Bjerknes Feedback Index. Climate Dynamics, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.