Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções, práticas e conexão de professores e estudantes com a natureza em escolas rurais no Norte de Mato Grosso e a resiliência da agricultura familiar na Amazônia

Resumo

A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem sua ação voltada para as relações estabelecidas entre indivíduos, sociedade e natureza. A pesquisa nesta área, portanto, pode estar enfocando a ação propriamente dita ou o processo educativo em si. O projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo investigar as concepções e as ações educativas ambientais de professores e a conexão com a natureza de seus estudantes, a fim de melhor compreender o processo educativo advindo das abordagens pedagógicas feitas em quatro escolas rurais existentes no norte do estado de Mato Grosso, um território conhecido por Portal da Amazônia. A metodologia de pesquisa será qualitativa, utilizando técnicas de observação participante e de entrevista para a coleta de dados, assim como análises fenomenológica e textual discursiva. O resultado esperado com a utilização destes procedimentos é a geração de uma compreensão mais aprofundada das concepções e das ações ambientais executadas nas escolas rurais, o que poderá refletir no fortalecimento da resiliência dos sistemas socioecológicos rurais da região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)