Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções, práticas e conexão de professores e estudantes com a natureza em escolas rurais no Norte de Mato Grosso e a resiliência da agricultura familiar na Amazônia

Processo: 18/11165-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Beneficiário:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar  Educação ambiental  Escola rural  Resiliência psicológica  Resiliência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agricultura familiar | Educação Ambiental | escola rural | extensão Rural | resiliência | sistema socioecológico | Educação Ambiental

Resumo

A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem sua ação voltada para as relações estabelecidas entre indivíduos, sociedade e natureza. A pesquisa nesta área, portanto, pode estar enfocando a ação propriamente dita ou o processo educativo em si. O projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo investigar as concepções e as ações educativas ambientais de professores e a conexão com a natureza de seus estudantes, a fim de melhor compreender o processo educativo advindo das abordagens pedagógicas feitas em quatro escolas rurais existentes no norte do estado de Mato Grosso, um território conhecido por Portal da Amazônia. A metodologia de pesquisa será qualitativa, utilizando técnicas de observação participante e de entrevista para a coleta de dados, assim como análises fenomenológica e textual discursiva. O resultado esperado com a utilização destes procedimentos é a geração de uma compreensão mais aprofundada das concepções e das ações ambientais executadas nas escolas rurais, o que poderá refletir no fortalecimento da resiliência dos sistemas socioecológicos rurais da região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA EVANGELISTA DE OLIVEIRA; RODOLFO ANTÔNIO DE FIGUEIREDO; FAUSTO MAKISHI; ADRIANA CAVALIERI SAIS; ALEXANDRE DE AZEVEDO OLIVAL; LILIANE CRISTINE SCHLEMER ALCÂNTARA; JOZIVALDO PRUDÊNCIO GOMES DE MORAIS; JOÃO PAULO CANDIA VEIGA. A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 2, p. 377-400, . (18/11165-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: