Busca avançada
Ano de início
Entree

Biological and economic characteristics of sustainable aquaculture and the carrying capacity of fish farms in Magallanes, Chile and São Paulo State, Brazil

Resumo

Atualmente, existe uma crescente tendência para a produção sustentável de alimentos, principalmente em ambientes aquáticos onde os usos múltiplos presentes devem ser considerados, para que a qualidade da água seja preservada. Neste contexto, todos os atores envolvidos na atividade aquícola devem definir e aplicar conjuntamente códigos de conduta e práticas de manejo ambientalmente responsáveis, que visem otimizar a utilização dos recursos hídricos, minimizando os impactos ambientais causados pela aquicultura. Neste contexto, o conhecimento da capacidade de suporte destes ambientes é de fundamental importância para que a indústria aquícola possa planejar o desenvolvimento sustentável dessa modalidade de agronegócio e se consolidar como um dos grandes produtores mundiais de peixes cultivados. Neste cenário, o Chile e o Brasil, principais produtores de pescado da América do Sul, necessitam de pesquisas e formação de recursos humanos para atuar com esta temática. Portanto, a presente proposta aborda a questão dos estudos e metodologias de análise da capacidade de suporte de ambientes aquáticos para produção sustentável de pescado do ponto de vista acadêmico, fazendo uma análise comparativa do que acontece nas fazendas de peixes na região Magallanes-Chile e no estado de São Paulo-Brasil e, a partir desse diagnóstico, pretende-se propor orientações de pesquisa a seguir, abordando as realidades de ambos áreas, mas ao mesmo tempo enfatizando os aspectos positivos em que converge. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLARDO, PABLO; BUENO, GUILHERME WOLFF; ARANEDA, CRISTIAN; BENFEY, TILLMANN. Status of Atlantic halibut (Hippoglossus hippoglossus) aquaculture production technology in Chile. AQUACULTURE REPORTS, v. 22, . (18/50022-4)
BRANDE, MAICON DA ROCHA; SANTOS, DAVID FERREIRA LOPES; FIALHO, NAOR SILVEIRA; PROENCA, DANILO CINTRA; OJEDA, PABLO GALLARDO; GODOI, FLAVIA C. M.; ROUBACH, RODRIGO; BUENO, GUILHERME WOLFF. Economic and financial risks of commercial tilapia cage culture in a neotropical reservoir. HELIYON, v. 9, n. 6, p. 10-pg., . (22/02756-4, 19/07948-6, 18/50022-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.