Busca avançada
Ano de início
Entree

Novo mapeamento espacial de alta resolução de emissões de saúde e clima do transporte urbano na megacidade de São Paulo (NOTS)

Processo: 18/10714-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: University of Surrey
Pesquisador responsável:Pedro Jose Perez-Martinez
Beneficiário:Pedro Jose Perez-Martinez
Pesq. responsável no exterior: Prashant Kumar
Instituição no exterior: University of Surrey, Inglaterra
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria de Fátima Andrade ; Regina Maura de Miranda
Assunto(s):Poluição atmosférica  Gases do efeito estufa  Transporte urbano  Qualidade do ar  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atmospheric pollution | consumption of fossil fuels | greenhouse gases | low cost sensors | transport policies | urban networks | qualidade do ar

Resumo

As emissões atmosféricas de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos tóxicos (APs) relacionados ao trânsito são um grave problema ambiental que tem relação com as mudanças climáticas e a qualidade do ar nas megacidades. Atualmente, 80% da poluição do ar em São Paulo vem de veículos. Este projeto visa o desenvolvimento de uma metodologia usando um modelo tridimensional (TransCAD) para gases de efeito estuda e inventários de emissões de APs a fim de demonstrar sua aplicabilidade na megacidade de São Paulo como parte de um modelo de qualidade do ar regional (RAQCM) para simular emissões de GEE e de APs. Inventários de emissão de alta resolução baseados no modelo TRansCAD serão criados a fim de identificar pontos críticos de poluição e má qualidade do ar, com uma resolução espacial e temporal de 0,5km e 1h, respectivamente. A validação do modelo de emissões será realizada através da utilização de sensores de baixo custo, a serem instalados na Região Metropolitana de São Paulo, nos pontos críticos identificados, a fim de registrar medidas continuamente durante um ano, para abordar a nova questão sobre como os dados de sensores de baixo custo podem ser aplicados para melhorar o desempenho de modelos e monitoramento da qualidade do ar. Esta proposta integra duas abordagens: a emissão veicular e a qualidade do ar e o uso de sensores de baixo custo para validação do modelo e desenvolvimento de novas abordagens para mapeamento espacial de alta resolução. Além da área de transporte, o estudo poderá fornecer uma base para o estabelecimento de políticas de mudanças climáticas em outras áreas, como saúde pública e planejamento urbano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ-MARTINEZ, P. J.; MIRANDA, R. M.; ANDRADE, M. F.. Freight road transport analysis in the metro Sao Paulo: Logistical activities and CO2 emissions. TRANSPORTATION RESEARCH PART A-POLICY AND PRACTICE, v. 137, p. 16-33, . (18/10714-4)
PEREZ-MARTINEZ, P. J.; DUNCK, J. A.; DE ASSUNCAO, J., V; CONNERTON, P.; SLOVIC, A. D.; RIBEIRO, H.; MIRANDA, R. M.. Long-term commuting times and air quality relationship to COVID-19 in Sao Paulo. JOURNAL OF TRANSPORT GEOGRAPHY, v. 101, p. 12-pg., . (18/10714-4)
CONNERTON, PATRICK; DE ASSUNCAO, JOAO VICENTE; DE MIRANDA, REGINA MAURA; SLOVIC, ANNE DOROTHEE; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO JOSE; RIBEIRO, HELENA. Air Quality during COVID-19 in Four Megacities: Lessons and Challenges for Public Health. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 17, n. 14, . (18/10714-4, 18/25226-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.