Busca avançada
Ano de início
Entree

Fortalecendo a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de saúde no Brasil

Processo: 17/50358-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Convênio/Acordo: CONFAP ; Newton Fund, com FAPESP como instituição parceira no Brasil ; MRC, UKRI
Pesquisador responsável:Christina May Moran de Brito
Beneficiário:Christina May Moran de Brito
Pesq. responsável no exterior: Hannah Elizabeth Kuper
Instituição no exterior: London School of Hygiene and Tropical Medicine, Inglaterra
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)
Bolsa(s) vinculada(s):19/07746-4 - Fortalecendo a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de saúde no Brasil, BP.TT
19/09824-2 - Fortalecendo a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de saúde no Brasil, BP.TT
Assunto(s):Acessibilidade  Atenção à saúde  Serviços de reabilitação  Pessoas com deficiência  Sistemas de saúde  Inclusão social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Accessibility | Disability | Health Care | Health Systems | Rehabilitation
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/fapesp_uk_vY9tGOJ_94_94.pdf

Resumo

A prevalência da deficiência é significativa em todo o mundo, e espera-se que aumente ainda mais em razão do envelhecimento populacional, de hábitos menos saudáveis e da predominância de condições crônicas de saúde frequentemente incapacitantes. As evidências demonstram que as pessoas com deficiência têm maiores necessidades de saúde e que essas em geral não são satisfeitas. Elas tem piores níveis de acesso aos serviços de saúde e piores desfechos de saúde do que as pessoas sem deficiência, especialmente em países de baixo e médio níveis de renda como o Brasil. Ainda que a legislação e as políticas brasileiras apoiem a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de saúde, a epidemia de Zika revelou falhas no acesso aos serviços regulares de saúde e aos serviços especializados em reabilitação. Melhorar a inclusão das pessoas com deficiência no sistema de saúde apresenta inúmeros benefícios, mas faltam evidências sobre como promove-la. Essa pesquisa é predominantemente exploratória e descritiva, sua abordagem é multidisciplinar e métodos mistos serão utilizados para coletar e analisar os dados. Espera-se que esse projeto produza recomendações para as partes interessadas sobre como fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência e a provisão da reabilitação no sistema de saúde brasileiro e que proponha indicadores padronizados para a mensuração do acesso aos cuidados de saúde e da inclusão de pessoas com deficiência no sistema de saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERONIKA REICHENBERGER; MARIA DO SOCORRO VELOSO DE ALBURQUERQUE; RENATA BERNARDES DAVID; VINÍCIUS DELGADO RAMOS; TEREZA MACIEL LYRA; CHRISTINA MAY MORAN DE BRITO; LUCIANA SEPÚLVEDA KÖPTCKE; HANNAH KUPER. O desafio da inclusão de pessoas com deficiência na estratégia de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 5, . (17/50358-0)
REICHENBERGER, VERONIKA; VELOSO DE ALBURQUERQUE, MARIA SOCORRO; DAVID, RENATA BERNARDES; RAMOS, VINICIUS DELGADO; LYRA, TEREZA MACIEL; MORAN DE BRITO, CHRISTINA MAY; KOPTCKE, LUCIANA SEPULVEDA; KUPER, HANNAH. The challenge of including people with disabilities in the strategy to address the COVID-19 pandemic in Brazil. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE, v. 29, n. 5, . (17/50358-0)
KARINA APARECIDA PADILHA CLEMENTE; SIMONE VIEIRA DA SILVA; GISLENE INOUE VIEIRA; MARITSA CARLA DE BORTOLI; TEREZA SETSUKO TOMA; VINÍCIUS DELGADO RAMOS; CHRISTINA MAY MORAN DE BRITO. Barreiras ao acesso das pessoas com deficiência aos serviços de saúde: uma revisão de escopo. Revista de Saúde Pública, v. 56, . (17/50358-0)
SIMONE VIEIRA DA SILVA; VERONIKA REICHENBERGER; GISLENE INOUE VIEIRA; KARINA APARECIDA PADILHA CLEMENTE; VINÍCIUS DELGADO RAMOS; CHRISTINA MAY MORAN DE BRITO. Repercussões da pandemia de COVID-19 nos serviços de saúde para pessoas com deficiência: relato dos profissionais de reabilitação. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, n. 6, . (17/50358-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: