Busca avançada
Ano de início
Entree

Folhas e talos de beterraba (Beta vulgaris L.) atenuam os danos oxidativos hepáticos decorrentes da dieta hiperlipídica em camundongos.

Processo: 18/18683-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Caroline Dario Capitani
Beneficiário:Caroline Dario Capitani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidant enzymes | functional foods | phenolic compounds | Metabolismo

Resumo

Alguns flavonóides identificados em talos e folhas de beterraba podem auxiliar no mecanismo antioxidante endógeno em quadros crônicos de inflamação. O presente estudo investigou o efeito de polifenóis presentes em talos e folhas de beterraba sobre os danos oxidativo hepáticos de camundongos alimentados com uma dieta hiperlipídica (HF). Os grupos controle (CT) ou HFD foram suplementados com talos e folhas de beterraba desidratada (SL) ou extrato etanólico de talos e folhas de beterraba (EX). Em termos de equivalentes de Vitexin-rhaminoside (VRE), os grupos EX receberam ~ 5,91 mg de VRE / 100 g de dieta, enquanto os grupos SL receberam ~ 3,07 mg VRE / 100 g de dieta. Após 8 semanas, avaliou-se glicemia de jejum; colesterol, níveis hepáticos de malondialdeído (MDA) e atividade da glutationa glutationa (GSH), glutationa peroxidase (GPx), glutationa redutase (GR) e superóxido dismutase (SOD). Os talos e folhas desidratados de beterraba (HFSL) atenuaram os efeitos deletérios de uma dieta rica em gordura no metabolismo lipídico, reduziram os níveis de glicemia de jejum, melhoraram os níveis de colesterol e reduziram as atividades GPx e GR (p <0,05) em comparação ao grupo HF. Contudo, a adição de extrato etanólico de folhas e talos de beterraba não foi capaz (p> 0,05) de prevenir os danos hepáticos causado pela dieta HF em camundongos. A presença de flavonóides, como os derivados da Vitexina em folhas e talos de beterraba, pode ajudar a causar danos ao fígado induzidos por HFD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)