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Proposta de um indicador tipo gini para medição do desempenho escolar.

Resumo

Analisar o desempenho escolar brasileiro é tema que tem merecido atenção da literatura especializada nas últimas duas décadas, sobretudo no que diz respeito aos seus avanços, desafios, gestão educacional e reflexões com interpretações pedagógicas específicas. Parte destas pesquisas concentra a sua atenção em aspectos como a influência dos indicadores educacionais na formação dos professores, no currículo escolar e na discussão de políticas educacionais, sendo que poucos autores investigam outros indicadores para este propósito. Neste sentido, o objetivo central desta pesquisa é propor um outro indicador, do tipo Gini, para medir o desempenho escolar, o qual utiliza, como variável, apenas as notas obtidas em uma avaliação. O índice de Gini é um valor estatístico que mede o quão equitativa é a distribuição de um recurso em uma população e neste contexto o indicador permitirá observar a uniformidade na distribuição das notas de uma avaliação bem como a evolução destas. Com esta pesquisa pretende-se avaliar se este indicador é frutífero para as discussões no cenário da educação básica no país. Para isto, tal indicador será aplicado utilizando as notas obtidas em Matemática, pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública de ensino participante do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) no período compreendido entre os anos 2008 a 2017. (AU)

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