Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia molecular de compostos de coordenação fenantrolínicos de conjugação estendida e avaliação preliminar de atividade fotovoltaica

Resumo

Neste projeto, pretende-se investigar a Espectroscopia Molecular e em particular a Espectroscopia Raman ressonante de alguns compostos de coordenação contendo ligantes fenantrolínicos com vistas a aplicação em celas fotovoltaicas. O interesse se justifica pela obtenção de informações sobre a estrutura eletrônica destas espécies, protótipos de moléculas fundamentais de grande interesse em áreas como terapia fotodinâmica e geração de energia fotovoltaica. Para tanto, serão sintetizados e caracterizados três ligantes fenantrolínicos extendidos (phendxm, dpqdtzol e dpqqx) e os respectivos compostos de coordenação contendo Fe(II), Ru(II) e Zn(II). Estes compostos serão caracterizados por análise elementar, espectroscopia vibracional, eletrônica, 1H e 13C RMN, LC MS e voltametria cíclica. Depois, serão investigados pela espectroscopia Raman ressonante, para obter os perfis de excitação Raman o que permitirá identificar e caracterizar os grupos cromóforos. Em paralelo, serão realizados os cálculos ab initio para obter informações sobre atribuição vibracional e a estrutura eletrônica. Também se pretende comparar as informações obtidas pelos perfis de excitação Raman com as oriundas dos cálculos TD-DFT, as quais permitem prever não só o posicionamento e intensidade, como também os grupos de orbitais moleculares envolvidos na transições eletrônicas. Na medida em que os complexos forem sintetizados e caracterizados, serão aplicados em células solares do tipo DSSC, a fim de avaliar seu potencial de geração de energia, sendo que deverão ser avaliados os parâmetros como voltagem de circuito aberto, corrente de curto-circuito, durabilidade e resistência ao stress. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NODA, LUCIA KIYOMI; GONCALVES, NORBERTO SANCHES. Assignment of the electronic transition of phenothiazine radical cation in the visible region- a resonance Raman spectroscopy and theoretical calculation investigation. Journal of Molecular Structure, v. 1191, p. 253-258, SEP 5 2019. Citações Web of Science: 1.
LUCIA KIYOMI NODA; FABRICIO RONIL SENSATO; NORBERTO SANCHES GONÇALVES. TITANYL SULPHATE, AN INORGANIC POLYMER: STRUCTURAL STUDIES AND VIBRATIONAL ASSIGNMENT. Química Nova, v. 42, n. 9, p. 1112-1115, Set. 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.