Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação e memória na governança da água e adaptação às mudanças climáticas

Resumo

Buscamos compreender a dinâmica dos processos sociais e comunicacionais que sustentam histórias, memórias e narrativas de adaptação aos potenciais efeitos da mudança climática que possam ter um papel particular na geração de resiliência nas comunidades e cidadania hídrica. O objetivo central é reconhecer e disseminar experiências compartilháveis sobre a atuação em esferas de governança participativa da água em benefício das comunidades em risco ambiental, a fim de transformar a compreensão dos efeitos potenciais da mudança climática, explorando a ativação, preservação e circulação de memórias e narrativas por meio de mídias digitais. Pesquisas empíricas serão realizadas dentro de uma das principais bacias hidrográficas que abastecem a cidade de São Paulo, em torno do respectivo comitê: Alto Tietê (CBH-AT). A principal contribuição será dada por meio da criação de conhecimento acionável capaz de subsidiar a tomada de decisões e a governança ambiental, desenvolvido com base em memórias organizacionais de gerenciamento de água e histórias e memórias de ativismo da água, assumindo a forma de conteúdos de mídia digital sobre como tem avançado no país a disposição ao envolvimento pessoal e coletivo com ações e políticas voltadas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O conhecimento acionável disponível em uma plataforma digital inovadora, construída a partir de um quadro de 'sistemas de informação na sociedade', será um ativo para as instituições de governança da água e práticas de comunicação pública e popularização da ciência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Las ciudades contra la crisis climática 
Cidades contra a crise climática 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANILO ROTHBERG; JOANNE GARDE-HANSEN. Melhorando a governança da água no Brasil: uma abordagem de memória organizacional. Ambiente & Sociedade, v. 24, . (18/02270-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.